De 2018 para 2019, houve mudança na lista das bolsas mais caras do mundo.
 
Mas, o primeiro lugar é, há anos consecutivos, da bolsa de diamantes das 1001 noites feita pela joalheria Mouawad que custa atualmente a bagatela de R$ 12.996.900,00.
 
 
Mas que marca é essa?
 
A extraordinária jornada de Mouawad começou quando David Mouawad (1865-1951) partiu de sua terra natal, o Líbano, em 1890, para passar mais de duas décadas em Nova York e México aprendendo o ofício de relojoeiro, ourives e joalheiro.
 
Cheio do espírito de pioneiro, David retornou a Beirute e abriu a primeira oficina de Mouawad em 1908. A partir daqui, ele combinou seu comércio diário de reparos de relógios e jóias com sua paixão mais profunda – criando relógios magníficos e intrincados como fabricar peças únicas encomendadas por clientes ricos.
 
Depois veio a segunda geração com Fayez Mouawad de 1917 até 1990 que demonstrou um talento inato para produzir obras que chamaram a atenção da elite do país. A inovação também correu profundamente em suas veias, pois ele foi um dos primeiros joalheiros a embelezar relógios com pedras preciosas.
 
Essa ambição levou Fayez a quase mil quilômetros de distância até o Reino da Arábia Saudita. O que encontrou na chegada foi auspicioso: ele foi um dos primeiros joalheiros do Reino a levar as marcas de relógios de luxo às suas margens. Seu trabalho excepcional logo ganhou o patrocínio dos escalões superiores da sociedade, ajudando Fayez a construir uma forte rede de conexões e clientela.
 
Então chega a terceira geração com Robert Mouawad e uma extraordinária afinidade por jóias magníficas e relógios complexos. Na década de 1970, ele mudou a sede da marca para Genebra e começou a produzir relógios sob o rótulo de Robergé – uma fusão de Robert e Genebra.
 
Sob seu mandato visionário, Robert estabeleceu uma presença iminente na Europa, Ásia e América do Norte. Ele adquiriu alguns dos maiores diamantes do mundo e garantiu seu lugar nos livros de história como um dos maiores players da indústria de diamantes. Através de seu dinamismo, força e comprometimento com a indústria de joias, Robert Mouawad levou os negócios da família a ser aclamados internacionalmente.
 
Atualmente, a empresa está na sua quarta geração e guiada pelos esforços e visões de quatro gerações, a herança de Mouawad abrange mais de um século de criações e tradições em design de jóias e relojoaria. Desde a sua criação no Líbano, em 1890, os valores reverenciados da marca foram revividos ao longo dos anos para oferecer verdadeiro luxo e refinamento a uma clientela exigente, penetrando continentes em todo o mundo.
 
A joalheria comercializa peças variadas, relógios, canetas, abotoaduras, e peças lindas que fazem até parte do livro dos records o Guinness.
 
A marca tem parceria com a Victoria’s Secret e confeccionou vários sutiãs para desfiles.
 
 
A bolsa que mencionei no início está registrada no livro dos recordes assim como essas duas peças abaixo:
 
O colar de diamantes Mouawad L’Incomparable detém o recorde de colar mais valioso do mundo (US $ 55 milhões) e apresenta o impecável diamante amarelo de 407,48 quilates, suspenso graciosamente de um colar de diamante branco de 229,52 quilates entrelaçado por ouro rosa de 18 quilates.
 
 
E também essa peça super formosa, com o valor de US $ 3,5 milhões, a Mouawad Flower of Eternity Jewellery Coffer que foi nomeada como a caixa de joias mais valiosa do mundo pelo Guinness World Records em 2016.
 
Inspirada no motivo Flower of Eternity da assinatura de Mouawad, ela consiste em três pétalas em forma de simbolismo passado, presente e futuro, o cofre foi criado com ouro de 18 quilates e prata e apresenta 542,39 quilates de diamantes brancos e amarelos, 293,24 quilates de safiras brancas e rosa, 20,06 quilates de rubis e 1.799,75 quilates de lápis-lazúli.
 
 
Todas essas fotos e cifras astronômicas podem estar bem longe de nossa realidade.
 
No meu caso, mesmo que tivesse o valor dessas peças empregaria de outra forma, ajudaria os outros e me confortaria com um futuro tranquilo.
 
De qualquer forma, a história dessa marca de alto luxo em joalheria é um lindo exemplo de sucesso, de gerações que se sucederam, foram agregando e só evoluindo, atingindo lugar de destaque no mundo.
 
Fontes:
Intagram:
 
 
Dani Mollo