A importância de cultivar a boa alimentação para a prevenção de doenças.

A importância de cultivar a boa alimentação para a prevenção de doenças.

Os hábitos alimentares passaram por grandes transformações nas últimas décadas.

Em decorrência de novos padrões alimentares e estilos de vida, o brasileiro em geral, passou a se alimentar mal.

As mudanças, talvez causadas pela econômica, alteraram os hábitos alimentares da população e isso refletiu diretamente na composição corporal dos brasileiros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 51% dos brasileiros estão acima do peso. Entre os homens, esse excesso chega a 54% e entre as mulheres, 48%. A pesquisa realizada em 2013 mostra um crescimento de 17% na obesidade da população, 6% a mais, em comparação ao estudo anterior, realizado em 2006, quando era 11%.

Os dados reforçam a importância do papel do nutricionista em nossa sociedade, seja para orientar ou incentivar a boa alimentação, bem como prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A Nutrição Clínica e a Avaliação Nutricional estão diretamente ligadas à promoção da nutrição para o tratamento de doenças, por meio de uma alimentação saudável.

Através da Nutrição Clinica, o nutricionista pode prevenir o aparecimento de doenças, com tratamentos terapêuticos ou ambulatoriais, feitos em hospitais, consultórios, clínicas, spas, asilos, creches, entre outros lugares.

4 motivos para buscar ajuda de um nutricionista

1  Melhora na qualidade do sono: Quando nos alimentamos de forma correta, com os nutrientes necessários, o nosso organismo passa a funcionar adequadamente, já que as funções do nosso corpo estão todas equilibradas. Estudos mostram que isto reduz a necessidade de se recorrer a medicamentos calmantes e supressores do sistema nervoso central, além da melhora considerável na qualidade do sono através da alimentação. 

2 Infância saudável: levar os pequenos ao nutricionista ajuda a desde cedo melhorar a qualidade de vida deles, para que cresçam saudáveis e bem nutridos. Os bons hábitos alimentares começam na infância e estes devem partir dos pais, que são os principais influenciadores.

3 Melhora a disposição e bem-estar: Manter uma alimentação adequada e equilibrada é a melhor maneira de melhorar a sua energia, ganhar mais disposição e afastar o estresse e a fadiga. Além disso, a falta de energia pode estar inteiramente ligada com a ausência de alguma substância no nosso corpo. 

4 Ajuda a chegar ao peso ideal: O nutricionista irá orientar a sua alimentação e organizar o seu dia a dia alimentar para que você atinja o peso ideal. O mesmo funciona para quem não consegue engordar, uma reeducação alimentar é o ponto inicial.

 

Giovanna Giacomini
@gio.nutri