Você com certeza já ouviu falar que o intestino e o nosso segundo cérebro

Ele e considerado o segundo cérebro do corpo humano, porque possui cerca de 100 milhões de neurônios conectados ‘a região cerebral.

Diversos estudos apontam o órgão como um dos mais importantes redutos de produção de serotonina (cerca de 80%) que e o neurotransmissor responsável por nossas sensações tanto físicas quanto emocionais.

Dr. Helion Povoa, um dos maiores estudiosos no assunto, enfatiza a importância do bom funcionamento do intestino para nossa sensação de bem estar e relaxamento.

Isso acontece porque as bactérias que o colonizam, também conhecidas como flora intestinal ou microbiota intestinal, tem a influencia direta sobre varias funções diferentes, no nosso organismo.

Para se ter uma ideia, um desequilíbrio nessa colônia, pode levar a problemas como diabetes, síndrome metabólica, síndrome do intestino irritável, doenças cardiovasculares e ate mesmo câncer.

Isso sem falar no eixo cérebro intestino que e a prova de que esses dois órgãos trocam informações e comandos sobre nosso corpo constantemente.

Sendo assim, não e de se espantar que para termos uma boa saúde, e preciso fortalecer essa microbiota para que nossa barreira intestinal funcione corretamente e, assim, evitar a passagem de agentes nocivos.

A maioria das mulheres sofrem com intestino preso por anos, e isso impacta diretamente no humor, na qualidade da pele, na absorção de vitaminas e nutrientes.

Os micro-organismos que vivem no intestino são os responsáveis por diversas funções como nutrição, digestão, metabolismo, imunidade, inclusive a proteção contra o câncer de colo.

Para auxiliar o bom funcionamento do intestino, e fundamental a ingestão de água e fibras.

E recomendado a ingestão de cerca de 1,5 (um litro e meio) de água por dia.

Escolha alimentos integrais como farinha de arroz e aveia, linhaça e pão integral.

Inclua frutas frescas tais como laranja e mexerica com bagaço, assim como as frutas secas, damasco, ameixa preta e figo seco.

Leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e hortaliças do tipo berinjela, brócolis, e vagem também contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Em suma, como eu sempre digo, você e o que você come. Portanto, fique de olho no seu prato e na ingestão de agua, porque com essas pequenas atitudes você pode ter uma vida muito mais saudável e feliz.

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Bjs.