Você sabia que nosso corpo funciona de um jeito de dia e de outro completamente diferente a noite. Isso é o nosso ciclo circadiano. 

Somos de um jeito organicamente falando de dia e de outro a noite. É importante que seja dessa forma, tem uma função para que isso seja assim 

O ciclo circadiano e a organização do metabolismo no período de 24 horas do dia. Ele regula o relógio biológico e o funcionamento do corpo. 

Vamos usar uma fábrica como exemplo para ilustrar melhor e você entender. Imagina que você seja uma fábrica. Durante o dia você liga a fábrica, cria coisas novas, produz muitas coisas, enfim, com toda essa atividade acaba gerando muito lixo também. 

A noite e o momento de desligar a fábrica e reparar os danos, recolher todo esse lixo que foi produzido durante o dia. 

E assim que a gente deve funcionar, de dia no modo produção e a noite no modo limpeza, reparação. 

Durante o dia a luz e durante a noite a ausência dela, influenciam nosso relógio biológico, ditando como nosso organismo se comporta no decorrer das 24 horas que compõem o dia do nosso planeta. 

E de extrema importância, para termos uma vida longeva e saudável, que esse ciclo funcione perfeitamente.

Esse ciclo é fundamental para nossa saúde, porque durante o dia nosso corpo produz novos tecidos, novas proteínas, e a noite você repara o dano, recolhe tudo aquilo que não presta para nossa saúde como células doentes, células potencialmente cancerígenas, tudo que não presta vai ser retirado, vai ser limpo a noite. 

Esse comando vem do nosso cérebro, porem ele precisa de dados, de informações para que o cérebro saiba qual o momento de entrar num modo ou em outro. 

Quem fornece essas informações para o cérebro funcionar adequadamente, somos nós. 

Essas informações vão para o cérebro através de duas coisas fundamentais luz e alimento (energia). 

Tudo vai depender do quanto você fornece ou não de luz para o seu cérebro e o quanto de energia, você fornece ou não para o seu cérebro 

No modo luz você tem que dar luz para o seu cérebro de dia, tem que se expor a luz do dia pelo menos meia hora por dia, para que o cérebro entenda que é dia e hora de entrar no modo produção, no modo construção. 

A noite temos de diminuir a luz e minimizar essa sensibilização do cérebro a luz. Na hora de dormir desligue a televisão, o cérebro precisa de escuridão para entender que e o momento de entrar no modo reparo que é fundamental para vida e para saúde. 

O alimento tem um papel fundamental porque alimento e energia. 

Quando chega o alimento o cérebro entende que está chegando energia, e então e hora de ativar o modo produção e ligar a fábrica e por tudo pra funcionar, assim como quando há a escassez de alimento ou seja escassez de energia o cérebro entende que é o momento de desligar a fábrica e entrar no modo reparo, no modo limpeza. 

Ao acordar, espere de uma a duas horas para se alimentar, dessa forma o corpo tem tempo de ativar o sistema digestivo para receber o alimento. 

A noite deve ser ao contrário, de duas a três horas antes de dormir você deve parar de comer, porque o cérebro vai entender que já que parou de chegar energia então está na hora de ativar o modo reparo, modo limpeza. 

O ciclo circadiano ajuda regular funções como horário de sono, níveis hormonais, temperatura corporal, estado de alerta e metabolismo, ou seja, e responsável pela regulação do nosso funcionamento durante o período de aproximadamente 24 horas.

Portanto a desregulação do ciclo circadiano pode trazer prejuízos como distúrbios de sono, ansiedade, depressão, menor produtividade e maior tendência a obesidade. 

Nosso organismo e uma máquina perfeita, nos que bagunçamos as vezes, mas se nós entendermos como funciona e ajudarmos essa a máquina a funcionar, sem dúvida vamos ser mais saudáveis e a assim vamos conseguir desacelerar o envelhecimento.  

Cuide bem do seu corpo, afinal de contas ele será sua morada por toda sua existência. 

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  Beijo no coração