Se você já passou dos 40 anos, sabe muito bem que a libido não e a mesma de 20 anos de idade. Tambem não poderia, pois temos uma queda drástica na produção dos hormônios como estrogênio, progesterona e testosterona.


Não fique achando que você está sozinho e que isso só acontece com você. Saiba que isso é muito mais comum do que você imagina. Mas apesar de ser uma realidade para muitas pessoas, a boa notícia e que tem solução.


A queda da libido não e uma sentença definitiva, você pode sim e deve buscar alternativas para reverter esse quadro. Você deve estar se perguntando se isso e possível.


Posso te afirmar que sim, e possível não so reverter e aumentar sua libido como ter uma vida sexual qualidade.

Existem vários caminhos e varias formas para se fazer e eu vou falar aqui para vocês.

Primeiro verifique suas taxas hormonais com seu medico, para que ele veja a possibilidade e a necessidade de repor seus hormônios. Como nosso corpo para de produzir hormônios que são fundamentais para o bom desempenho do nosso organismo, o ideal e repor essa falta.

A medicina está muito avançada e tem diversas formas de nos ajudar.

Pratique atividade física. Estudos relatam que pessoas fisicamente ativas, podem ter melhora na libido e na vida sexual. Ela contribui para uma melhora na circulação sanguínea e liberação de neurotransmissores, além do aumento nos níveis de testosterona.


Controle seu stress. Saiba que o stress pode ser o grande assassino da sua libido. Quando a pessoa esta sofrendo com o stress, todas as células do corpo entram em adoecimento. Ele interfere diretamente no sistema nervoso, o que causa um desequilíbrio, afetando diretamente a libido.


Faça uso da aromaterapia que pode ser uma grande aliada nesses casos. Os óleos essenciais estão cada vez mais sendo utilizados como fonte de alternativa para uma melhora da qualidade de vida.

O óleo ylang-ylang e o mais conhecido e usado para o aumento da libido. Mas existem outros como óleo de rosa, jasmim, cubeba e pachouli, que são excelentes estimuladores. Voce pode misturar um óleo ao seu creme de preferencia e fazer uma massagem ou usar em difusores para que também possam perfumar o ambiente.

Cuide do seu sono. Estudantes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, identificou uma relação direta entre a qualidade de horas dormidas e os níveis de desempenho sexual no dia seguinte. E o momento do sono que o nosso organismo regula os níveis hormonais.

Quando dormimos, vários hormônios são produzidos, portanto se você não dorme bem, não terá a produção hormonal necessária.

Fique de olho na sua alimentação, no que você consome. Alguns alimentos são ricos em zinco, como os frutos do mar, principalmente as ostras que auxiliam na produção de testosterona.


Você pode consumir também, ovo de codorna, cacau, mel e própolis, todos com excelente fonte de vitaminas que geram o aumento da libido.

Como vocês viram, envelhecer não e uma opção, mas a forma como você vai seguir na idade madura, depende de você, das suas escolhas e atitudes.
Saiba que temos a obrigação de ser feliz, portanto se não estiver satisfeito com alguma coisa ou situação, não se demore por la.

Para dicas diárias, me siga no instagram @andreapmartes

Beijo no coração.