Com esse período de reclusão em que nossos compromissos pessoais e profissionais estão restritos, o movimento das compras de roupas e acessórios fica para segundo plano, uma vez que priorizamos usarmos peças confortáveis e práticas. As produções para uma reunião virtual, uma ida ao mercado ou outra atividade tem impactado na decisão da escolha de qual roupa vestir: uma que nos proteja, uma que transmita nossa identidade pessoal, um acessório que nos alegre, tudo sem exageros, uma vez que os sentimentos estão aflorados para todos.
 
Acompanhando a indústria da moda nacional e internacional considero que o cenário atual nos propõe revisitarmos hábitos de consumo. Em entrevista ao site Yahoo, André Carvalhal, especialista em design para sustentabilidade e autor do livro ‘Moda com propósito: Manifesto pela grande virada’ (2016), acredita que vamos tirar o pé do acelerador na hora de atualizar o guarda-roupa, mas não porque seremos seres mais iluminados.

 

As pessoas vão comprar menos porque algumas estarão sem emprego, sem dinheiro, e vão entender que há outras prioridades”, diz o consultor em matéria postada no site esportes.yahoo.com

Para essa perspectiva em que as compras estarão seletivas e direcionadas associadas às diferentes necessidades, sugiro apostarmos na redescoberta das peças paradas, no Armário, testando novas combinações de looks com roupas e acessórios, destacando nossa personalidade, refletindo nossa Imagem de maneira harmoniosa e autêntica e circulando energia.
 
A sugestão é um “Garimpo no Armário”, no qual a proposta é a seleção de peças essenciais que componham produções casuais, criativas, elegantes e modernas para uso em diferentes ocasiões.
 
A curadoria dessas peças é relacionada ao seu Estilo Pessoal e ao seu Estilo de
Vida, sendo que indico que priorizem as peças neutras, por exemplo:
  1. Saia Midi
  2. Camisa Branca
  3. Blusa Lisa
  4. Tshirts Lisa ou com Estampa
  5. Blazer
  6. Calça
  7. Cardigã
 
Uma combinação interessante para destacar imagem feminina, confortável e elegante, é a Saia Midi + Camisa Branca ou uma Tshirts, priorizando seu Estilo.
 
Nos Projetos de Consultoria de Imagem formato a criação das cápsulas de roupas em que organizo a partir de uma peça como uma “Calça” com diferentes coordenações de peças que ampliem seu uso com muitos Estilos.
 
 
Analisem o Armário de vocês como uma loja que reúne sua história pessoal com momentos especiais que podem ser revisitados para tornar a atual fase a expressão de sua personalidade e estilo.
 
Uma dica é experimentar cada combinação de look e fotografar para que esse
material seja 100% personalizado com suas roupas e acessórios sendo seu
LookBook.
 
E se as roupas não te traduzem mais, seja pelo o estilo, a cor, a modelagem, a estampa?
 
Para cada uma de nós o apego ou desapego tem sentimentos
distintos, sendo importante que avaliemos o que de fato nos representa naquela
peça ou estamos nos segurando por alguma memória?
 
O exercício de organizar as peças será uma oportunidade para resgate do seu
Estilo e descobrir quais roupas você escolhe para apresentar-se ao mundo.
 
A roupa é uma ferramenta de expressão e de comportamento, por isso esse “Garimpo” é interessante para realizarem um “fresh” no seu estilo, na atitude de um  consumo positivo, na prática do auto amor e para valorizar suas escolhas pessoais.
 
 
Beijos,
Pati Brito
Consultora de imagem e moda.

@patibritto.consultoriadeimagememoda

@patibritto_consultoriadeimagem