Throwback Thursday, também conhecido pela hashtag #tbt, é uma das expressões mais populares da atualidade, uma espécie de padrão nas redes sociais para trazer à nota algum fato antigo, que tenha sido marcante em algum momento. O “tbt” trata justamente do resgate de acontecimentos, a lembrança de algum momento.

As pessoas que não sabem muito bem de onde veio a expressão a até as regras para utilizá-la, acabam errando e utilizando inadequadamente a hashtag.

Com o intuito de esclarecer essa etiqueta digital, pesquisei sobre suas origens e regras de utilização.

 

 

Throwback Thursday (com a sigla de TBT) é uma gíria popular que traduzido significa Quinta-feira do retorno ou Quinta-feira da nostalgia, costuma-se ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras. Já virou tradição postarem fotos de viagem, lembranças ou cliques da infância utilizando #tbt ou #ThrowbackThusday.

A expressão surgiu pela primeira vez no ano de 2003, quando foi definida pelo site  Urban Dictionary. Porém, o throwback thursday apareceu novamente apenas em 2006, como título de uma série de cartuns no blog do desenhista Saxton Moore. De acordo com os pesquisadores da web,2006 é o ano chave para o termo, pois muitos creditam ao empresário norte-americano Matt Halfhill a criação e o significado que a expressão possui hoje.

Desde o início do Twitter, alguns tweets citavam o termo Throwback Thursday, mas foi em 2012 que o termo começou a fazer sucesso para relembrar fatos e acontecimentos antigos. Em abril de 2012, a #TBT superou o termo e se consolidou como uma tradição semanal, às quintas-feiras, com fotos de momentos marcantes mas aconteceram no passado.[5][6]

Depois da #tbt, ainda criaram outra tag muito usada, a #fbf, flashback friday. A expressão pode ser traduzida para o português por algo como sexta-feira do flashback ou do fato passado, e tem a mesma ideia de compartilhar fotos não recentes, só que ao invés das quintas-feiras é um dia depois, nas sextas-feiras, para contemplar aquelas pessoas que deixaram de fazer a publicação no dia anterior.

“Brincar” com o TBT é simples, você escolhe uma imagem ou vídeo antigo e no processo da postagem atribui a hashtag “tbt. No entanto, alguns levam o processo um pouco mais a sério, existe até um conjunto de “regras” para a utilização mais apropriada. Os tais protocolos são os seguintes:

  • Postar imagens com pelo menos cinco anos
  • Não postar imagens do verão passado ou da última semana
  • Não postar várias imagens no mesmo dia utilizando a hashtag #tbt
  • Postar apenas uma ou duas fotos por semana utilizando #tbt

Dá para  utilizar o #tbt da forma que mais agradar, sem ficar se prendendo a tais restrições e regras.

Eu mesma não sigo as regras acima, penso que uma lembrança boa que queremos recordar, pode ter acontecido ontem

Porém, em contas comerciais ou de “influenciadores digitais” realmente é necessário seguir algumas recomendações para que o uso de hasthags na indexação do conteúdo traga os melhores resultados.

E como uma variável existe também a: Flashback Friday (com a sigla de FBF) é utilizado geralmente para indicar que o conteúdo é uma lembrança de algo que aconteceu no passado. Os usuários das redes sociais podem postar uma imagem, vídeo ou música do passado e marcar a postagem com #ThrowbackThursday ou #FlashbackFriday, dependendo do dia da semana utilizando #fbf ou #FlashbackFriday.

                                     

Resumindo: TBT vale para ser usados apenas as quintas e o mais recente FBF utilizado as sextas. Qualquer outro dia que queira colocar uma recordação, dá pra usar TB ou FB !!

 

Fontes:

www.hardware.com.br

Wikipedia