Gim ou gin é uma bebida destilada à base de cereais. Posteriormente passa por um processo de infusão com zimbro e outras especiarias. Tem teor alcoólico entre 37,5% e 50%, dependendo da marca (teor semelhante a outras aguardentes como vodca, uísque ou cachaça). Teve origem nos Países Baixos, no século XVII, mas adquiriu sua forma atual na Inglaterra.

O gim é conhecido por ser um aguardente aromático. Cada marca se destaca por sua combinação única de ingredientes, dos quais as bagas de zimbro (ginebro) são obrigatórios, por lei. Outros ingredientes podem ser utilizados por cada marca para obter características próprias.

Entre os ingredientes mais usados, além do zimbro, estão a canela, cascas de frutas cítricas, sementes de coentropimenta-da-jamaica, raiz de alcaçuzpimenta-do-reinocássia, farinha de amêndoa e outros.

Sua má fama de bebida muito forte deve-se a um episódio histórico ocorrido no século XVIII, na Inglaterra, quando sua produção era feita em destilarias de fundo de quintal, sem supervisão sanitária. Nessa época, o gim foi combatido com campanhas semelhantes às feitas hoje para o combate de drogas ilegais.

Em torno do ano de 1650, o médico e professor Francisco de La Boie, conhecido como Sylvius, pesquisava um remédio diurético que amenizasse problemas renais.

 

Aparentemente não tinha ideia de quanto essa experiência conquistou fãs no mundo todo.

Caindo nas graças de todos e se popularizando entre as baladas, hoje o gim ocupa um espaço de destaque, havendo bares e casas especializadas e exclusivas para servir o gim e sua variedade de drinks.

Em minhas férias pela Península de Maraú bati um papo com Gilmar que é proprietário de uma pousada na praia de Taipu de Fora, a Canto dos Encantos.

Gilmar estava com uma propriedade que estava meio ociosa e estudou o que poderia fazer para torná-la rentável. Fez várias pesquisas e teve várias idéias, inclusive tornar a propriedade produtora de leite, mas acabou optando em aproveitar o espaço para fazer um alambique.

Alambique Brasil é uma Cachaçaria Serra do Cadeado. O Alambique Brasil é fonte de produtos artesanais com 100% de alta qualidade.

Suas cachaças e mais recentemente seus gins foram premiados em concursos internacionais.

Estão entrando no mercado aos poucos, começaram a cerca de 1 ano, tem um preço maravilhoso e um sabor surpreendente.

São 3 versões com 45% de graduação alcoólica.

A inspiração para a trilogia de gim veio do nosso país, o Brasil. Nas águas, nos animais, nas riquezas naturais, na alegria do povo e tudo mais que nosso país tem de bom.

O FORÇA na cor azul que ganhou medalha de ouro na China em 2019 e medalha de prata também em 2019 em Las Vegas.

 

O ALEGRIA na cor amarela é envelhecido por 6 meses em barris de carvalho.

 

E o LIBERDADE na cor verde que está para ser lançado.

 

Experimentei o gim tônica clássico com as duas modalidades, o Força e o Alegria e amei o sabor, o aroma, a cor, enfim tudo. Vamos prestigiar o produto nacional!!!!

Essa trilogia inspirada no Brasil é produzido e engarrafado pela Cachaçaria Alambique Brasil no Paraná, região sul do Brasil.

 
 
Dani Mollo

#gin #gim #ginnacional #peninsulademarau #cachaca #cachacariaalambiquebrasil

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *