A abobrinha está presente na culinária nacional e internacional (italiana e árabe). Pode ser usada em saladas, antepastos, molhos, carpaccio, risotos, farofas, recheios como em panquecas, omeletes, tortas, quiches, pizzas ou ainda utilizada em,sopa, entre outros pratos.

Seu baixo valor calórico atrelado a sua textura tenra permite a utilização deste legume em preparações como macarrão, canelone, lasanha, onde a abobrinha substitui a massa. Tais preparações terão menor valor calórico por porção dependendo dos demais ingredientes utilizados.

A tenrura é uma importante característica para esse alimento e é definida pelo momento da colheita e vai determinar sua maciez. Abobrinhas mais tenras mais macias, de fácil corte e de sabor mais concentrado. Quanto mais nova e mais tenra, maior o valor de mercado desse alimento.

É um verdadeiro ingrediente camaleão, pode ser consumido cru, assado, grelhado, refogado, gratinado ou até mesmo cozido. Contém em sua composição vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde.

A abobrinha é um alimento muito sensível, e pequenas injúrias podem fazer com que esse fruto apodreça rapidamente nas partes machucadas. Por isso, é importante escolher com atenção, mas com bastante cuidado, sem apertá-los ou danificá-los com as unhas.

Dessa forma, no momento da compra, escolha a hortaliça firme, com casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas e prefira aqueles com cabinho. Uma dica é deixar para colocar a abobrinha no carrinho de compra por último e, assim, evitar que seja amassada por outros produtos. Vale lembrar, que abobrinhas menores são mais tenras e saborosas.

Uma receita que adoro é o macarrão de abobrinha. Nesse prato, o legume assume o papel da massa e pode deixar a sua refeição mais leve e com um sabor diferenciado.

Ingredientes:

  • 6 abobrinhas italianas
  • 1 xícara de molho de tomate ( feito em casa)
  • 2 dentes de alho picados e amassados
  • azeite para refogar
  • sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Corte a abobrinha em fatias fininhas no sentido do comprimento e depois em tirinhas fininhas. Se desejar, faça as tiras de abobrinha usando um ralador de legumes, passando-as no ralo grosso no sentido do comprimento.
  2. Deixe a abobrinha descansar em uma peneira com um pouco de sal por cerca de meia hora, o sal vai tirar um pouco da água.
  3. Seque bem, pressionando com um papel toalha. Cuidado para não secar demais.
  4. Cozinhe a abobrinha em uma frigideira aquecida e com manteiga.
  5. Tempere o seu macarrão em uma panela com o azeite, o alho, o sal, o orégano e a pimenta-do-reino a gosto.
  6. Adicione o molho de tomate de sua preferência.

Espero que gostem!

 
 
Vanessa Ierizzo
@vanessa_ierizzo

Chef e amante do mundo

#receitas #abobrinha #macarraodeabobrinha #legumes #versatil #delicioso #massas #macarrao