O sonho de todos na cozinha, é em 10 minutos servir algo para comer não? E digo a vocês que é muito possível você estar livre do almoço em 10 minutos e além agradar a todos com essa receitinha de molho que não tem como errar.

MOLHO AO PESTO DE MANJERICÃO.

Há muitos anos que a combinação de azeite com manjericão faz sucesso entre os amantes da boa gastronomia. De origem italiana, o molho pesto é um prato fácil, prático e muito saboroso.

 

Umas das grandes vantagens do molho é a sua versatilidade. Isso porque ele pode ser servido em massas, carnes, peixes, torradas, saladas, canapés ou dar um toque especial aos sanduíches.

Feito de azeite extra virgem, manjericão, pinoli, queijo pecorino e parmesão, sal e alho, o molho pesto tem origem na cidade de Gênova, na Itália. Devido ao clima favorável, a região possui uma incrível variedade de ervas e outros alimentos. E é lá que se encontra o manjericão mais aromático e saboroso do mundo.

Originalmente, o manjericão era macerado em um pilão, tradição que resiste até hoje em Ligúria. A palavra pesto tem origem no verbo italiano “pestare” que quer dizer macerar.

 

A cidade italiana tem tanto orgulho do seu pesto que todas as famílias possuem uma receita própria. No entanto, doses generosas de azeite extra virgem, manjericão fresco e um pilão para moer tudo são itens obrigatórios em qualquer preparação legítima.

Eu gosto de preparar esse molho em quantidades suficientes para congelar assim quando preciso de alguma refeição rápida e prática já recorro ao meu freezer.

 

Então vou ensinar a vocês minha receita com o toque da família Ierizzo.

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de manjericão fresco

½ xícara (chá) de nozes (ou pinoli)

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)

2 dentes de alho

1 ½ xícara (chá) de azeite

sal a gosto

MODO DE PREPARO

Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho.

No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho, quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador.

Tempere com o sal a gosto e sirva a seguir ou transfira o molho para um pote podendo se mantido na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

Vanessa Ierizzo

Chef e amante do mundo

#TREND

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *