ARANCINO – BOLINHO DE RISOTO

ARANCINO – BOLINHO DE RISOTO

Arancino é bolinho de origem italiana feito de risoto do dia anterior. Especialidade da culinária siciliana, ele é um dos petiscos mais populares do país.

Conhecido também como Arancini que é o plural de Arancino em italiano, é uma bola de risoto empanado e frito, podendo ser recheados por diversos queijos, como molho de carne, presunto e etc.

A origem do Arancino está relacionada à culinária árabe, onde se utilizavam arroz e açafrão aromatizado com ervas e carne para comer. Já a tradição de empanar tem origem na corte de Frederico II, rei da Itália de 1220 a 1250. Ele queria levar pratos que se conservassem em trajetos longos, como viagens e caças, e o método de empanar assegurava a conservação do arroz e dos temperos, além de facilitar o transporte.

Segundo relatos da época, o Arancino também era muito apreciado pelos trabalhadores no campo, e por isso ganhou fama como uma comida para ser consumida de forma rápida, algo como o que hoje chamamos de comida de rua.

 

RECEITA DE ARANCINO:

 

Ingredientes:

1 xícara (chá) de risoto pronto, gelado

25 g de muçarela em peça (8 cubinhos)

Salsinha picada

1 ovo

½ xícara (chá) de farinha de rosca

½ xícara (chá) de farinha de trigo

1 xicara de quijo parmesão ralado

2 xícaras (chá) de óleo para fritar

 

Misture o ovo, o parmesão e a salsinha no risoto do dia anterior. Corte a muçarela em 8 cubinhos de aproximadamente 1,5 cm. Separe dois pratos fundos. Em um, quebre o ovo e bata com um garfo para misturar. No outro, coloque a farinha de rosca e separadamente e outro prato a farinha de trigo.

Para moldar os bolinhos: separe uma tigela com um pouco de água; umedeça as mãos e enrole uma porção de risoto do tamanho de uma bola de pingue-pongue – aperte bem para firmar e deixar o bolinho compacto. Com o dedo, faça um buraco no bolinho e recheie com um cubo de queijo. Aperte e enrole novamente para fechar. Transfira para uma assadeira e repita com o restante. 

Para empanar: primeiro, passe o bolinho pela farinha de trigo depois pelo ovo batido e deixe escorrer o excesso; em seguida, passe pela farinha de rosca, cobrindo toda a superfície, e volte para a assadeira. Repita com os outros. 

Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio – para saber se a temperatura está certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo; quando acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel toalha. 

Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo. Com uma escumadeira, mergulhe 3 bolinhos de cada vez. Deixe fritar por cerca de 3 minutos, até dourar – mexa delicadamente para que dourem por igual e não grudem no fundo. Com a escumadeira, retire e transfira para a travessa forrada com papel toalha. Frite o restante e sirva a seguir, ainda quente.

Chef e amante do mundo