O salmão é um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos.

Como a dieta do salmão é muito variada, ele pode apresentar uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. O betacaroteno, pigmento laranja encontrado em diversos alimentos, está presente na ração que os peixes de cativeiro se alimentam.

Comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos..

De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e em forma de sashimi.

O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

Depois desta explicação toda me deu até vontade de preparar uma receitinha deliciosa. Agora imagina 5 receitas deliciosas e saudáveis? Querem tentar?

Vamos lá:

 

SALMÃO EM PAPILLOTE

 

Ingredientes 1 pedaço de filé de salmão 4 ou 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem Pimenta da sua preferência Sal 6 ou 7 colheres de sopa bem cheias de suco de limão ou vinho branco 1 cebola roxa cortada ao meio (opcional)

Modo de Preparo Corte um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para embrulhar a fatia de peixe com folga. É muito importante que sobre espaço dentro do papillote, para que os vapores circulem e cozinhem a carne. Unte com um fio de azeite de oliva e acomode o peixe. Regue com o restante do azeite e com o limão ou o vinho. Se quiser, você pode substituir o azeite por manteiga e o vinho por suco de maracujá ou laranja. Acomode as metades de cebola ao lado do peixe, tempere-as com sal e pimenta e feche o papillote. Não deixe nenhum buraquinho aberto no papel alumínio. Asse em forno médio por cerca de 20 ou 30 minutos. Faça um papillote para cada pedaço de peixe. Sirva o salmão com a cebola caramelizada e com os líquidos que ficaram no papel.

SALMÃO GRELHADO AO MOLHO DE MARACUJÁ

 

Ingredientes Salmão ½ xícara de suco de laranja ½ xícara de molho de soja (shoyu) 2 colheres (sopa) de gengibre ralado 1 colher (sopa) de mel 1 colher (sopa) de mostarda 4 filés de salmão

Molho de maracujá 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de cebola ralada

1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá 1 xícara (chá) de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de polpa de maracujá Sal (a gosto)

Modo de preparo Salmão: Em uma tigela, misture o suco de laranja, o molho de soja, o gengibre ralado, o mel, a mostarda e o sal. Cubra os filés de salmão com o molho e deixe marinar por 30 minutos. Agora retire os filés de salmão da marinada e grelhe os filés dos dois lados até que fiquem dourados.

Molho de maracujá: Para fazer o molho, aqueça a manteiga em uma panela e doure a cebola. Despeje o suco de maracujá e o creme de leite fresco, a polpa de maracujá, o sal, misture e deixe apurar por dez minutos no fogo médio. Despeje sobre os filés de salmão.

TARTARE DE SALMÃO

Ingredientes 400 g de salmão sem gordura e nervos, cortado em cubinhos 1 cebola cortada em cubinhos 6 alcaparrões picados e 4 cortados em metades Suco de 1/2 limão 4 tomates cereja cortados em metades Limão laminado para decorar Raspas de limão siciliano Pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo Misture o salmão, a cebola, os alcaparrões, a pimenta e sal. Reserve. Leve à geladeira em uma fôrma individual de aro por cerca de 30 minutos. Na hora de servir, regue o salmão com o suco de limão. Desenforme e decore com o limão laminado e as raspas de limão siciliano. Sirva em seguida.

SALMÃO COM ERVAS FINAS

Ingredientes 2 postas de salmão sem pele (250g cada) Sal a gosto Suco de ½ limão 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal Ervas finas a gosto (salsa, estragão, cebolinha verde)

Modo de preparo Tempere as postas do salmão (já sem a pele) com sal, a gosto, e deixe-as descansar por cerca de três minutos. Unte uma frigideira grande ou uma chapa com manteiga. Em seguida, coloque a manteiga e ervas finas em uma panela e deixe a mistura aquecer até espumar. As postas de salmão devem ser grelhadas na frigideira ou chapa, sendo viradas e pressionadas. Em seguida, adicione o molho de ervas finas, da panela, sobre as postas de salmão.

SALMÃO ASSADO AO MOLHO DE MOSTARDA E MEL

 
Ingredientes 600g de salmão (4 filés de 150g cada) 1 pitada de sal de mesa 1 pitada de pimenta-do-reino preta moída ¼ de xícara de mostarda Dijon 2 colheres (sopa) de mel 1 colher (sopa) de água 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco ¼ de colher (chá) de mostarda em pó ¼ de colher (chá) de alho em pó 2 colheres (chá) de endro fresco picado (ou salsinha, hortelã, manjericão…)

Modo de preparo Pré-aqueça o forno a 200ºC. Cubra uma assadeira rasa com um pouco de óleo. Tempere os dois lados dos filés de salmão com sal e pimenta e arrume-os na assadeira. Em uma tigela pequena, misture a mostarda Dijon, o mel, a água, o vinagre, a mostarda e o alho em pó. Retire 2 colheres de sopa da mistura e espalhe sobre os filés de salmão. Misture o endro com o restante da mistura de mostarda e reserve. Leve os filés ao forno e asse até que estejam firmes ao toque de um garfo, aproximadamente 15 minutos. Retire do forno. Para servir cubra com o molho de mostarda por cima.

Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo

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