Você conhece a dieta cetogênica? 

Tem esse nome por estimular a produção de corpos cetonicos. São moléculas que funcionam como fonte de energia, são produzidas naturalmente a partir da gordura. 

Indicada para quem quer perder peso de forma saudável, tem o potencial de estimular a queima da gordura acumulada no organismo. 

Funciona assim, ao reduzir esse nutriente que é o principal fornecedor de glicose que da energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível principalmente a gordura que é o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica. 

Para estimular esse processo, a dieta cetogênica é muito restrita em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras, preferencialmente saudáveis. 

Assim com menos energia proveniente dos carboidratos o organismo naturalmente amplia a conversão de gordura em corpos cetônicos. 

Esse tipo de alimentação pode ser seguido durante 1 a 3 meses e você pode fazer ainda a dieta cetogênica cíclica, onde é possível alternar 5 dias consecutivos de dieta e 2 dias de alimentação com carboidratos, facilitando o cumprimento do cardápio também aos finais de semana. 

Essa dieta favorece a queima de gorduras e a saciedade, por isso e indicada para os obesos ou pessoas com sobrepeso. Também pode ser recomendada para pessoas com diabetes tipo 2, podendo inclusive diminuir a necessidade de drogas antidiabéticas. 

A dieta cetogenica tem benefícios contra diabetes, câncer, epilepsia e doença de Alzheimer. 

Para montar o cardápio dessa dieta, o ideal é que você procure um nutricionista para fazer todo o acompanhamento, mas basicamente os carboidratos são reduzidos para algo em torno de 10% do total de calorias. 

Os poucos carboidratos permitidos nesse tipo de dieta, podem vir de fontes como mandioca, batata-doce, aveia, frutas e massas 100% integrais. 

É importante que as fontes de carboidratos incluídas, forneçam fibras e fitoquímicos a fim de favorecer a microbiota intestinal especialmente por se tratar de uma dieta restritiva. 

As proteínas respondem algo em torno de 20%, enquanto as gorduras serão a maioria, cerca de 70% do total do calórico, preferencialmente gorduras saudáveis como abacate, oleaginosas, óleo de coco e azeite de oliva. 

Mas como qualquer outra dieta, temos que conciliar com a prática de atividade física, aumentar ingestão de água, dormir bem por no mínimo 8 horas e modular o stress. 

Mudar hábitos, é algo desafiador, sair da zona de conforto num primeiro momento pode parecer difícil, mas basta dar o primeiro passo que os outros acontecerão com facilidade. 

Costumo dizer que o ideal é termos hábitos de vida saudáveis, porque eles se incorporam na nossa vida e nunca mais vão embora. 

Cuide bem do seu corpo e antes de ingerir qualquer coisa, pense antes, no impacto que aquilo terá na sua saúde, quando estiver dentro do seu organismo. 

Na vida tudo são escolhas, então já que depende de você, escolha no mínimo o melhor. 

  

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Beijo no coração.