Benefícios do Cacau

Benefícios do Cacau

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.

Além de ser antioxidante, o cacau também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular. Para obter estes e outros benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 gramas de chocolate amargo, o que corresponde a 3 quadradinhos, aproximadamente.

0 principais benefícios do cacau para a saúde


O consumo regular de cacau pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:


Melhora o humor, combatendo a depressão e a ansiedade, já que é rico em substâncias potencialmente psicoativas como a cafeína, a teobromina, a feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina;


Previne a trombose, porque ajuda a melhorar o fluxo de sangue, prevenindo a formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides;
Combate o colesterol alto, já que é rico em antioxidantes e, por isso, também ajuda a prevenir a aterosclerose já que evita a formação de placas de ateroma;
Previne a anemia, já que é rica em ferro;

Suco de Cacau. 

Diminui o risco de diabetes, uma vez que alguns estudos indicam que poderia tornar mais lenta a digestão dos carboidratos e a absorção a nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Além disso também poderia diminuir a resistência a insulina;

Prevenção de doenças como demência e Alzheimer, porque melhora a circulação do sangue para o cérebro. Além disso, o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória;

Reduz a pressão arterial porque melhora os vasos sanguíneos ao interferir na produção de óxido nítrico, que ajuda a reduzir os vasos;
Ajuda a regular o intestino, já que possui flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito prebiótico;

Ajuda a diminuir a inflamação, pois é rico em antioxidantes, além de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e inflamação. Alguns estudos indicam que o consumo de cacau promovem a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação;

Ajuda a controlar o peso, já que pode ajudar a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade, já que ajuda a regular a insulina, no entanto esse benefício está principalmente associado ao chocolate negro e não ao chocolate ao leite ou branco.

É importante lembrar que apenas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, traz também benefícios à saúde, pois o chocolate ao leite e o chocolate branco contêm pouca quantidade de cacau e muito açúcar e gordura. Na culinária, cacau pode ser adicionado em bolos, massas, biscoitos ou em salada de frutas.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino.

Giovanna Giacomini
@gio.nutri