Acharam estranho um bolo de beterraba com chocolate? Essa receita é surpreendente, a cor da massa é maravilhosa, a textura é fofinha, e não tem gosto nenhum de beterraba. É muito legal esse bolo.

O triste que depois de assada a massa perde um pouco do vermelho dando um toque do marrom do chocolate, mas a superfície do bolo tem aquela famosa casquinha deliciosa, que você consegue ver bem o vermelho, graças à nossa amiga beterraba.

A beterraba é amiga sim, pois além da cor linda a tem diversos nutrientes como dito na matéria da nossa nutri Giovanna Giacominni, ela combate ao câncer, é rica em ferro e vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e B9, ou seja completa!

E o melhor de tudo? Se você tem aquele filho que vira a cara quando vê algum legume na refeição, aqui vai a receita perfeita para enganá-lo na hora de comer.

 

INGREDIENTES:

1 beterraba grande

3 ovos

1/2 xícara de chá de óleo

2 xícaras de chá de farinha de trigo 

1 xícara e 1/2 de chá de açúcar 

1 colher sopa de fermento em pó

2 colheres de sopa de chocolate em pó 

 

MODE DE PREPARO:

  1. Descasque a beterraba e corte em pedaços grandes. Cozinhe em água até que fique macia. Reserve.
  2. Preaqueça o forno a 200º. Unte e enfarinhe a forma.
  3. Leve a beterraba ao liquidificador, com o óleo. Bata em potência média. Sem deixar de bater, acrescente os ovos um a um. Reserve.
  4. Em um bowl, peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e acrescente o açúcar. Despeje a mistura líquida sobre os secos e mexa bem.
  5. Por fim, acrescente o fermento em pó e incorpore à massa.
  6. Asse por aproximadamente 45 minutos ou até que o palito saia seco.

Antes de desenformar, espere o bolo esfriar por pelo menos 10 minutos. Decore com ganache de chocolate (1 barra de chocolate meio amargo derretida + 1 caixinha de creme de leite).

Chef e amante do mundo