Como a Bolsa surgiu e tornou-se o desejo das mulheres foi o ponto de partida para essa aventura que partilho com vocês.   

Historicamente, ela apareceu no século 18, com a simples função de transportar alimentos, dinheiro e pedras preciosas, sendo utilizado por homens e mulheres em forma de cinto (me lembrou uma pochete). Considerando a linha de tempo e da moda, a bolsa tornou-se um acessório usado mais pelas mulheres e também um símbolo de status.

E para reforçar o legado desse acessório é inevitável mencionar os modelos que são considerados preciosidades das maisons de moda – a Chanel com alça de corrente, a Birkin da Hermès, a Speedy da Louis Vuitton, a Jackie da Gucci e a Lady Dior da Dior. 

 Foto: Divulgação

 

A curiosidade da paixão das mulheres francesas pelas bolsas, levou o sociólogo e professor da Universidade Paris V – Sorbonne, Jean-Claude Kaufmann, a escrever o livro “Le sac. Un petit monde d’amour”. Na concepção dele, a bolsa no universo feminino não é um mero acessório, sendo analisada a relação delas e a construção da identidade das mulheres.

Em conclusão, para ele, a bolsa vai além da dimensão externa: dentro dela, a mulher guarda todo um universo particular e íntimo, com objetos que representam diversos pontos de sua vida, seja profissional, pessoal, estudantil ou familiar. O contraponto é que o exterior da bolsa traduz a mensagem do status social da dona.

Qual bolsa usar?

A escolha de uma bolsa está associada também a combinação de um look, a rotina de vida e ao estilo pessoal. Em algumas situações começamos a nos arrumar pensando na bolsa que usaremos, sendo ela a “estrela da produção”.

Minha indicação é: selecione a bolsa conforme a ocasião, os objetos que precisa levar e pense na praticidade.

CINCO BOLSAS PEQUENAS & ESTILOSAS

1.Bolsa transversal

 Para deixar as mãos livres 

A bolsa transversal, também conhecida como tiracolo, é um modelo tão versátil que combina com as mais variadas ocasiões e looks: cotidiano, para sair à noite e até para alguns tipos de festa. Em tamanho pequeno ou médio, arredondadas ou quadrada com alças transversais são opções práticas e estilosas. Uma bolsa transversal preta é clássica.

 Foto Pinterest

 2. Bolsa redonda

Para ser sensação    

Um modelo fashionista, se encaixa em todos os momentos, coloque na transversal, nas mãos ou nos ombros ,de acordo com o tamanho das alças.

Foto Pinterest

3. Bolsa mini

Para ousar nas produções

A bolsa mini transmite delicadeza por conta de seu tamanho menor do que o padrão para as bolsas. Pode ser em estilo elegante ou criativo.

Fonte Pinterest

4. Bolsa Saco

Para um Dia a Dia Confortável

Com formato de meia lua, são consideradas práticas e esportivas, perfeitas para um almoço em família. Pode ser carregada tanto na mão quanto no ombro.

Foto Pinterest

5- POCHETE

Para se divertir

A pochete foi sucesso nos anos 80 e 90. Ela apareceu em modelos fashion, com um apelo cool e divertido. Pode ser usada na cintura, no ombro ou atravessada no corpo. E as opções colorida, básica e brilhante são para todos os estilos.

Foto pinterest

“O importante é que a Bolsa conte a sua história acompanhando seus momentos de alegria e experiências pessoais”.

Beijos,

Pati Britto
Consultora de imagem e moda.

/patibritto.consultoriadeimagememoda
@patibritto_consultoriadeimagem