CASACOR 2021

CASACOR 2021

No feriado chuvoso e com a cidade mais vazia resolvi passear pela CasaCor, apesar de que nesse ano, não tenho ouvido muito burburinho sobre ela.

Mas como não gosto de perder nada e adoro novidades comprei o ingresso pela internet e fui.

São 9 mil metros quadrados de área construída, com 58 ambientes.

 O evento exige a apresentação do passaporte de vacinação na porta de entrada.

A CASACOR São Paulo 2021 volta renovada e em endereço inédito. De 21 de setembro a 15 de novembro, a mostra acontece no Parque do Mirante – Rua Padre Antônio Tomás, 72 (anexo ao Allianz Parque).

Para mim que sou palmeirense e estava morrendo de saudades de pisar em um estádio, a ida até lá se tornou ainda mais especial.

Em 2019, a CASACOR São Paulo comemorou a sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa” em ambientes (casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) no Jockey Club de São Paulo. 

Desde 1986, a CASACOR, que é a maior das Américas, tornou-se referência nacional em décor e design e foi responsável por revelar os grandes nomes atuais do mercado – João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, Léo Shehtman e muitos outros.


A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda visitaram a exposição Casa FOA, em Buenos Aires. No primeiro ano (1987), uma casa na rua Dinamarca, em São Paulo abrigou os ambientes aos moldes do que viria se tornar a mostra mais tarde.

A cada nova edição, CASACOR ganhava um endereço diferente. Foi só em 2006 que o Jockey Club de São Paulo tornou-se a sua sede oficial até 2019. 

Em 2000, as fundadoras venderam a CASACOR para o Grupo Patrimônio Private Equity. Em 2008, o Grupo Abril e Grupo Dória adquiriram a mostra em sociedade. Desde 2011, o Grupo Abril é único dono da CASACOR.

O tema a ser explorado esse ano é “A Casa Original” e veio da pandemia que nos trancou em casa e impôs novas reflexões sobre o jeito de morar.


Não sou arquiteta apesar de adorar a visão plástica e bela dos ambientes. Eu acabo sendo a consumidora final e os ambientes, de uma maneira geral estão mais funcionais, com espaços menores acomodando vários cômodos integrados e a questão das cores e ousadia? Achei tudo bem mais sóbrio e mais neutro, não sei se é tendência mas esperava mais impacto ao olhar os ambientes e quanto as cores, achei que, faltou brincadeira, ousadia.

Apesar de que o ambiente dourado da foto abaixo me encantou.


Como consumidora posso dizer que essa CasaCor estava mais “quadradinha”, apesar de linda, com algumas inovações e tendências maravilhosas.

Nada que invalide o passeio ou o desmotive, pois o espaço é muito interessante.

Achei as pessoas que estavam responsáveis pelos espaços, um pouco mais afetuosas e atenciosas com o público, querendo conversar, tirar dúvidas e fornecer informações.

A CASACOR é reconhecida como a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas e reúne arquitetos, decoradores e paisagistas renomados, além de dar espaço para novos talentos também.

É um passeio gostoso que vale a pena e onde todos os cuidados com a segurança sanitária estão sendo tomados.

Recomendo.

Mais informações:

www.casacor.com

Dani Mollo

/daniela.mollo.7
@danimollo