Outono é a estação que engloba dois feriados muito famosos da cultura americana: Halloween e Ação de Graças. Você sabia que além do feriado dos EUA, também existe um uma ‘Ação de Graças Coreana’? Chuseok é o maior feriado da Coreia junto com o ano novo lunar, chamado Seollal. A data do Chuseok segue o calendário lunar e corresponde ao 15º dia da oitava lua. A data varia entre setembro ou outubro, e esse ano aconteceu no dia primeiro de outubro.

Durante esse feriado, praticamente todos voltam para as casas de suas famílias em sua cidade natal. Esse ano eu pude celebrar o Chuseok com minha colega de quarto coreana. Ela trouxe comida de casa enquanto eu visitei uma feira tradicional à procura de pratos típicos.

Quando eu visitei a feira, esta estava tão cheia de pessoas que a fila virava o quarteirão. Todas se preparando para celebrar o feriado com uma farta ceia para dividir com seus familiares.

Na manhã de Chuseok, membros da família se revezam para expressar gratidão aos seus ancestrais e preparam oferendas de comida.  As famílias se reúnem para cozinhar, comer e conversar. Pratos tradicionais representativos do feriado coreano incluem: japchae (glass noodles com vegetais), jeon (panqueca coreana), galbi (costela grelhada), yukgaejang (sopa de carne apimentada) e diversos tipos de frituras. De sobremesa, normalmente se come Yakgwa (biscoitos fritos embebidos em mel) e Songpyeon. Esse foi o nosso jantar naquela noite:

Songpyeon é um dos pratos mais representativos do Chuseok. É um tipo de bolo de arroz em forma de meia-lua, recheado com feijão, açúcar ou gergelim e depois cozido no vapor. Os coreanos acreditam que se você fizer um Songpyeon bonito, você terá uma filha bonita no futuro. Uma outra superstição que se mantém viva durante o Chuseok é de que se você fizer um desejo na lua cheia de Chuseok, ele se tornará realidade.

Meu desejo desse Chuseok foi para que a pandemia acabasse logo.

E você, o que desejaria na lua cheia de Chuseok?

Até o próximo texto, 안녕하세요.

Vittoria Ventura

Facebook
Instagram