Estou passando uns dias em Gonçalves no sul do estado de Minas Gerais, e no caminho para cá, reparei na estrada uma placa: Restaurante Tatini!!!                      

As letras e layout exatamente como o restaurante na capital paulista e fiquei muito interessada em saber se havia ligação. Consegui no perfil do Instagram do restaurante o telefone e fui reservar uma mesa. Do outro lado do whatsapp uma pessoa extremamente solicita e educada que era, nada mais nada menos do que Roberto Tatini.

O menu era fechado e precificado e valeu demais a pena, segue:

  • Menu Degustação
  • Casquinha de truta
  • Ravióli de Mascarpone
  • Linguini carbonara 
  • Carnes e risoto
  • Sobremesas 

Valor por pessoa R$150,00 (na ocasião).

O lugar é rústico, delicioso, cheio de elementos e decoração da região , um espaço amplo e extremamente charmoso. Fui recebida por Roberto que colocou música italiana e enquanto cozinhava cantava. Ao servir, sempre com um sorriso reconfortante no rosto!!

Vamos começar pelo começo…

1910

Casimiro Tatini, pai de Fabrizio e avô de Mario Tatini era tido como cozinheiro de primeira qualidade, abriu o primeiro Restaurante da família, o Antico Fattore em Firenze, apesar de oferecer uma bela culinária passou rápido, como um cometa. Deixou um brilho nos olhos da família por gerações.

Mario Tatini trabalha como garçon do Restaurante Giorge em Roma onde tem a oportunidade de atender príncipes e reis, Aga Kahn, o xá da Pérsia e Soraya a Princesa Triste; o Rei Farouk e sua rainha Najla. Grandes divas de Hollywood, Elizabeth Taylor, Rita Hayworth, Sofia Loren, Gina Lollobrigida e a maravilhosa Anna Magnani com quem “dividiu” um prato em um almoço.

Fabrizio Tatini chega ao Brasil em 1953, em julho de 1954 estabelece-se com o filho Mario e toda a familia na Avenida Ana Costa, 482, em Santos. No Restaurante Don Fabrizio utiliza pela primeira vez a lâmpada ou fogareiro na preparação de pratos junto aos clientes. O Brasil encanta por suas cores, aromas e sabores, a família extasiada cria novos pratos, utiliza-se de produtos tipicamente brasileiros e também ingredientes que traz da Itália.

Inaugurado em 17 de julho de 1958 com pompa e muitas celebridades nasce o Restaurante Don Fabrizio. A guarda de honra de Adhemar de Barros, então prefeito da capital, recebe os convidados fazendo-os passar sob suas espadas cruzadas. Câmeras de televisão transmitem a cena. Desde o início conquista a cidade de São Paulo. Ao longo dos próximos 20 anos torna-se o paradigma dos restaurantes brasileiros. Permanece tendo a família Tatini como proprietária até dezembro de 1982

A nova geração Tatini começa sua educação entre as mesas e cozinhas dos restaurante de Santos e São Paulo, as crianças Tatini, Andrea, Fabrizio, Paola e Thais experimentam de tudo, preparam vários pratos e já reconhecem especiarias e ingredientes da culinária brasileira e exóticos.

 

Em 1983, Mario está no auge, desenvolve a convites, projetos para hotelaria, sindicato e educação superior. Inaugura o seu primeiro restaurante sem a sociedade dos irmãos. Um sucesso espetacular. Nesta casa Mario já começa a profissionalizar as próximas gerações familiares. Seus sobrinhos e filhos passam por exigente aprendizado e treinamento com os mais antigos colaboradores da casa sob a sua rígida supervisão. Gisela, sua esposa e fiel escudeira, educa e ensina, corrige e trata apaixonadamente seu “caçula”.

Em 1990 o restaurante da família segue o mesmo ritmo, impoluto e vibrante. Mario se mantém fiel aos princípios que ele mesmo burilou. A nova geração, a primeira nascida no Brasil, vai chegando, Andrea voltando de cursos e trabalho em Barcelona convida Paola e Thais para abrir a Tatini Rosticceria. Fabrizio, que seguia uma carreira de sucesso como publicitário, também é recrutado mas passa anos tentando conciliar as duas profissões, até ficar definitivamente na cozinha e no salão.

Em 1993 Andrea e Paola Tatini, filhas de Mario, seguem a admirável qualidade do restaurante na Tatini Rosticceria com as famosas massas frescas e carnes, mas as irmãs também incluem inovações da gastronomia contemporânea nas receitas italianas. A rosticceria trabalha com encomendas e faz o serviço de entrega na região, além de atender no próprio local.

Em 2004 o Tatini Restaurante completa 50 anos encantando os brasileiros com o sabor dos mais deliciosos pratos da gastronomia italiana. Para marcar o cinquentenário no Brasil, é lançado o livro “A receita de Mario Tatini”, com um pouco da história e alguns segredos da família e da sua filosofia de inventar novos pratos e treinar pessoalmente sua equipe. Depois de 50 anos, a família se orgulha em atender clientes ainda da primeira geração que acompanham toda sua trajetória e sucesso.

E a história do Tatini de Sapucaí Mirim? Pois bem, ele é conduzido por Roberto Tatini que aprendeu a cozinhar com sua família e dedicou 4 anos a unidade Tatini na Rua Urussuí e depois foi conduzir o Tatini Alphaville que tem 9 anos .

                                              

Roberto começou então a sentir a necessidade de ter produtos e matérias primas para a sua cozinha que ele pudesse produzir.

Começou com sua esposa há anos a construir o local, um terreno que já era seu, e que hoje funciona o Tatini em MG e produzem, entre outras coisas: shitake, coelho, pato, carneiro, peixes, trutas, verduras, temperos.

Optaram pelo cardápio fixo pois trabalham com os ingredientes disponíveis.

Ingredientes e vinhos locais são a prioridade de uso, Roberto aprendeu a fazer pães, limpar devidamente as carnes e assim, colocam a mão na massa em absolutamente tudo! Aprendeu a fazer queijos e defumados também.

Roberto e sua esposa se envolvem em todos os processos ligados ao restaurante desde a manutenção de maquinário até participação em cursos e aulas para sempre renovarem e saberem aproveitar cada vez mais os produtos riquíssimos regionais da Mantiqueira.

Roberto fala entusiasmado do privilégio que é o seu trabalho e sua vida aqui, e sorte de quem pode degustar a legítima cozinha italiana com DNA tão especial.

 

Dani Mollo
/daniela.mollo.7
@danimollo

Fonte: www.tatinirestaurante.com.br