A pandemia trouxe muitos questionamentos, dúvidas e nos obrigou a buscar novas maneiras de pensar, trabalhar e se comunicar. Algo muito bom de tudo isso, sem dúvida nenhuma, foi a solidariedade entre os seres humanos.

Foram pessoas se voluntariando para fazer compras para moradores de um prédio, doações de cestas básicas, doações de respiradores, máscaras, álcool gel, lives de artistas e anônimos para animar, bancos postergando cobranças de empréstimos e grandes e conhecidas marcas de luxo se solidarizando e agindo para diminuir os impactos dessa crise que ninguém esperava enfrentar.

Resolvi reunir nesta matéria algumas das mais expressivas ações das marcas de luxo.

A francesa LVMH puxou a fila, ao anunciar em 16 de março a produção e a distribuição gratuita de álcool em gel para o sistema de saúde público francês. A Kering, principal rival do grupo de luxo da França, anunciou que três de suas marcas (Gucci, Balenciaga e Saint Laurent) usariam as estruturas de suas fábricas para produzir máscaras e aventais para auxiliar no suprimento de hospitais.

ESTÉE LAUDER

 
 

No dia 23 de março, a marca anunciou a reativação de uma fábrica no estado de Nova York para produzir álcool em gel. No mesmo comunicado, a Estée Lauder também informou a doação de US$ 2 milhões para a organização Médicos Sem Fronteiras.

LVMH

A primeira boa ação do grupo foi a fabricação de milhares de litros de álcool em gel para o abastecimento dos hospitais públicos de Paris. Para manter a produção, as fábricas que usualmente produzem perfumes, foram adaptadas para a produção do material de higiene. Outra medida recente adotada pelo bilionário Bernard Arnault foi a encomenda de 40 milhões de máscaras de um fabricante chinês para abastecer o sistema de saúde francês.

KERING

 

A Gucci, principal marca do conglomerado, produziu e doou 1,1 milhão de máscaras e 55 mil aventais para a Itália. Com o intuito de evitar que médicos e policiais tenham que deixar de trabalhar (como aconteceu na Itália e na Espanha) as francesas Saint Laurent e Balenciaga também irão produzir equipamentos de proteção, e no momento só aguardam a regulamentação dos itens. Além das ações das três marcas, a Kering anunciou a compra de três milhões de máscaras cirúrgicas importadas da China. O segmento de óculos da Kering, junto às italianas Brioni e Pomellato também doaram € 2 milhões para hospitais das regiões da Lombardia, Vêneto, Toscana e Lazio.

PRADA

 

A grife promete entregas (que estão acontecendo diariamente) de 80 mil macacões médicos e 110 mil máscaras até o dia 6 de abril. Os artigos estão sendo produzidos na fábrica da Prada na comuna de Montone, na região da Umbria. Miuccia Prada e seu marido, Patrizio Bertelli, que são coCEOs da grife, também fizeram doações privadas: duas unidades de UTI e ressuscitação para os hospitais Vittore Buzzi, Sacco e San Raffaele, todos em Milão.

GIORGIO ARMANI

 

O proprietário e designer homônimo do grupo Armani foi um dos primeiros a pôr em prática ações relacionadas ao novo coronavírus. Seu primeiro gesto foi realizar o desfile da grife, que aconteceu no dia 23 de fevereiro durante a Semana de Moda de Milão, sem plateia. Na sequência, doou o total de € 2 milhões para três hospitais milaneses, ao Lazzaro Spallanzani National Institute em Roma e para a Agência de Proteção Civil da Itália. A última iniciativa, anunciada na quinta-feira, 26 de março, é a fabricação de macacões médicos descartáveis nas fábricas do grupo Armani.

MONCLER

 

O CEO da empresa, Remo Ruffini, anunciou a doação de € 10,7 milhões para a região da Lombardia e para a construção de um novo hospital, com mais de 400 unidades de cuidados intensivos.

EDIZIONE SRL

 

O braço de investimentos da família Benetton (proprietários da United Colors of Benetton) doou € 3 milhões para hospitais localizados em Milão, Roma e Treviso.

DOLCE & GABBANA

 

Os proprietários Domenico Dolce e Stefano Gabbana realizaram uma doação de valor secreto para a Universidade Humanitas, em Milão, direcionada para avanços nas pesquisas referente à Covid-19.

SALVATORRE FERRAGAMO

 

A Salvatore Ferragamo, uma das mais tradicionais marcas de moda italiana, tomou a iniciativa de fabricar 100 mil máscaras antibacterianas de TNT, fornecer 50 mil antisépticos para as mãos e 3 mil máscaras de classificação FPP1 às unidades locais de saúde, em um acordo com a região da Toscana.

RALPH LAUREN

 

Por meio de sua fundação, batizada de Fundação Ralph Lauren Corporate, a marca anunciou a doação de US$ 10 milhões. Os fundos serão destinados para assistir funcionários da marca, contribuir para o fundo World Health Organization COVID-19 Solidary Response, continuar colaborando para o Fundo Pink Pony (que auxilia pacientes com câncer) e por fim, uma doação para o Council of Fashion Designers of America, o CFDA. Além da quantia, a Ralph Lauren também está produzindo 250.000 máscaras e 25.000 roupas de isolamento.

BULGARI 

 

A marca italiana fez uma doação (de valor não revelado) ao Departamento de Pesquisa do Hospital Lazzaro Spallanzani em Roma. A doação permitirá a equipe científica a aperfeiçoar os procedimentos de diagnósticos, a cura e o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19. A joalheria romana decidiu passar a fabricar 200 mil unidades por mês de frascos de álcool gel para as mãos – a serem fornecidos prioritariamente a todas as instalações médicas através da Protezione Civile (Departamento de Proteção Civil Italiana).

VERSACE

 

Versace doou $143,748 euros para a Cruz Vermelha Chinesa para ajudar o país na compra de medicamentos. Após o cancelamento/adiamento de semanas inteiras de moda por causa do coronavírus, a estilista Donatella Versace e sua filha, Allegra, anunciaram a doação de 200 mil euros, ou pouco mais de um milhão de reais, para o combate ao vírus.

SERGIO ROSSI

 

Sergio Rossi doou $100.000 euros para um hospital em Milão e irá doar 100% de seu lucro nas vendas online entre 14/03 e 20/03 para ajudar a Itália na luta contra o coronavirus.

RICHEMONT GROUP

 

Richemont, o conglomerado de luxo que possui as marcas Cartier, Van Cleef & Arpels e Chloe assegurou $1.4 milhões de dólares para combater o CONVID-19 na China.

HERMÈS

 

A marca de luxo Hermès assegurou a doação de $5 milhões de yuan para a Fundação China Soong China Ling, que apoia os médicos chineses no combate ao vírus no país.

Essa ações, na minha opinião tem alguns componentes, a solidariedade pura combinada com o marketing positivo que isso traz, além de ser uma maneira de não ser esquecido uma vez que lojas físicas estão fechadas.

No final, a intenção com a entrega e resultado dessas ações do mercado de luxo foram significativas e fica a gratidão dos beneficiados.

Dani Mollo

Fontes:

www.forbes.com.br

www.expormanequins.com.br

 

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