Alimentação, corpo, emoções e mente equilibrados. Esse é o “cardápio” sugerido para enfrentar o período de quarentena. Com o isolamento domiciliar, sentimentos como a ansiedade podem acabar sendo descontados na comida e contrariar uma alimentação saudável. 

 Primeiro deve haver uma diferenciação entre a fome fisiológica da fome emocional. “A fome emocional, que pode ser gerada pela ansiedade, é uma fome específica, como o desejo de comer um doce, por exemplo. Além disso ela desaparece se fizermos outra atividade e tende a gerar sensação de culpa e frustração após o consumo do alimento. É essencial neste momento ter um planejamento diário de atividades para diminuir momentos de gatilho, de modo a evitar descontar nossas emoções no alimento”.

Acredito que a nutrição vai além dos alimentos que consumimos. Ela também se relaciona com a maneira como lidamos com os nossos sentimentos.


“Acredito que a nutrição vai além dos alimentos que consumimos. Ela também se relaciona com a maneira como lidamos com os nossos sentimentos. Nesse sentido, quando se fala em ansiedade pelo momento atual que estamos vivenciando, é importante incluir práticas que auxiliarão em nosso lado comportamental para nos ajudar a reduzir os níveis de ansiedade e estresse. Reservar 30 minutos no início do nosso dia para se dedicar a uma boa leitura, um alongamento, uma prática de pilates  ou meditação, fazer seu momento de oração ou tomar um chá com calma já auxilia muito a reduzir a ansiedade e inclusive nos fazem ter uma outra relação com o alimento, menos compensatória.

Sobre as refeições,  a permanência em casa é uma aliada para a definição de horários a serem seguidos ao longo do dia. Para o café da manhã,  indica a ingestão de boas fontes de proteína como ovos e queijo magro. “Inclua, ainda, um suco verde e frutas, que são ricas em vitaminas e minerais, procurando sempre variar as frutas. Quando for consumir pão, opte pela versão integral que é mais rica em fibras e auxilia no funcionamento intestinal”, sugeriu. Já para o almoço, considerada uma das refeições mais importantes do dia,  aconselho um prato que contemple uma boa variedade de legumes, hortaliças e boas fontes de carboidrato como arroz integral , batata doce, mandioca ou inhame. As proteínas magras, como peixe, frango e patinho são as mais indicadas. 

Nos lanches intermediários entre as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar-, a recomendação é para frutas, aveia, ovos, sementes e castanha. “Já no jantar priorize uma refeição mais leve com peixe ou frango e legumes. Outra dica importante para ajudar na digestão e qualidade do sono, é realizar o jantar mais cedo. Ter um sono de qualidade ajuda a reduzir os níveis de estresse. Antes de dormir, tome um chá de camomila ou melissa e se tiver fome, opte por um iogurte com castanhas ou uma fruta como kiwi, por exemplo, com sementes, pode ser de chia, abóbora ou girassol”.

 Em relação a alguns alimentos como o consumo excessivo de ultraprocessados, ou seja, alimentos industrializados, com alto teor de açúcar, gordura, sódio e corantes. “É importante evitar aplicativos de entrega de junk food, existem várias opções de delivery de comida de verdade, caseira, e mais natural. Não existe um horário definido para fazer as refeições, depende da rotina de cada um, o importante é fazer pelo menos duas grandes refeições e alguns lanches intermediários”.

É importante evitar aplicativos de entrega de junk food, existem várias opções de delivery de comida de verdade, caseira, e mais natural.


Além da rotina saudável, os alimentos certos também podem contribuir para o combate à Covid-19. É importante o consumo de vitamina C, presente em frutas cítricas como laranja, limão, acerola e abacaxi, para reforçar o sistema imunológico. “A vitamina D também é importante para o reforço do sistema, então aproveitar alguma janela que bata sol, a varanda e colocar as crianças próximas dessa janela para brincar. Enquanto brincam, tomam um pouco de sol para ajudar no reforço do sistema imunológico. Própolis também é muito importante, ajuda a reforçar as defesas, é anti-inflamatório. (Pode) consumir umas gotinhas de própolis com limão diluído na água todos os dias. O alho é um alimento também muito importante que ajuda o sistema imunológico. Então cozinhar com mais alho, temperar a comida com mais alho, a gente já gosta de usar alho na comida do brasileiro, mas reforçar ainda mais neste período”, sugeriu.

Durante a pandemia, é preciso redobrar a atenção com a higiene dos alimentos. Para os que são consumidos crus, como frutas, verduras e legumes, Bárbara diz que o ideal é colocá-los de molho em uma solução de água e água sanitária. Para cada litro de água, deve-se colocar uma colher e sopa de água sanitária, deixar por 15 minutos e, após esse período, enxaguar com água corrente. Já os alimentos que serão guardados, como industrializados e embalagens, é necessário passar um pano com álcool.

Dieta restritiva

Este não é o momento para seguir uma dieta restritiva. O corpo precisa de energia, de calorias, para o pleno funcionamento. A observação, entretanto, é não exagerar. Moderação sempre”.

Rotina

A imposição do home office tem afetado a rotina e os hábitos alimentares de alguns trabalhadores. Há três semanas em casa,  A  rotina de muitas pessoas eram intensa e, acordava antes das 6h para trabalhar e voltava às 18h. Ia para academia e corria na rua depois do serviço. com a maioria das pessoas  trabalhando de casa em rotina bem diferente do normal. Optar em dar uma pausa na corrida de rua e com academia fechada,  adaptar alguns treinos em casa.

Sobre a vontade de sair da dieta, o segredo é não comprar os produtos que fujam da restrição. “ evitar comprar chocolate, leite condensado, pipoca e outras besteiras. Ficando em casa o dia todo é mais complicado manter o controle, então quanto menos tentação tiver, mais fácil fica. Opte por sempre ter frutas fáceis que mais  gosta na geladeira para comer quando tiver com vontade de comer um doce”.

 

Gio Nutri

#TRENDY

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