COMO SE PREPARA GRÃO DE BICO?

COMO SE PREPARA GRÃO DE BICO?

grão-de-bico é uma leguminosa cheia de benefícios para a saúde. Ele é rico em nutrientes e sais minerais que ajudam a dar mais energia, a regular o trânsito intestinal e que também desempenham um importante papel na saúde do sistema nervoso, é uma boa fonte de aminoácidos.

 

Esta enorme riqueza nutricional tem levado diversos investigadores a apelidar o grão como um superalimento dadas as suas propriedades funcionais. Recorde-se que um alimento pode ser considerado funcional pois possui um efeito benéfico numa ou em várias funções específicas do organismo, além dos efeitos nutricionais habituais, que seja relevante para a melhoria do estado de saúde e bem-estar, ou para a redução do risco de doença.

Como se prepara esse grão? A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

O Grão de bico pode ser preparado tanto na panela de pressão, panela comum como no microondas.

Para a panela pressão coloque os grãos na panela e acrescente água limpa, cobrindo os grãos até cerca de quatro dedos para cima. Adicione sal a gosto e um fio de azeite. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão.

Já na panela comum você deve cobrir com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

No microondas leve em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar.

Para retirar a casca do grão de bico é simples,basta apertar os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Receita de salada de grão de bico:

INGREDIENTES:

1 ½ xícaras (chá) de grão-de-bico cozido

2 colher (sopa) de caldo de limão

4 colheres (sopa) de azeite

20 folhas de manjericão fresco

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:

1. Numa peneira, escorra o grão-de-bico. Se quiser, passe pela água corrente.

2. Numa tigela média, junte o suco de limão, o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem.

3. Na tigela com o molho, misture o grão-de-bico e 10 folhas de manjericão.

4. Divida a salada em dois pratos e salpique as folhas restantes de manjericão. Sirva a seguir.

Chef e amante do mundo