Ano novo, vida nova!…. todo início de ano as pessoas se renovam de esperanças, metas, planos e ideais.

Dentre os temas mais recorrentes nas listas de objetivos estão: praticar mais atividade física, se tornar uma pessoa com hábitos mais saudáveis ou ainda o onipresente, perder peso.

Na realidade, quando um ano se encerra e outro se inicia, é como se virasse uma chave dentro das pessoas. Parece que todos abandonam, junto com o ano que se encerrou, todas as tentativas frustradas, os sonhos não realizados, os desejos postergados ou deixados de lado. Ao mesmo tempo, se enchem de novas esperanças, novos sonhos e novas metas junto com o ano que se inicia.

Gostaria de propor uma reflexão. Já que iniciamos uma nova década, ao invés de pensarmos apenas neste ano, proponho que nos perguntemos: Como você se vê daqui a 10 anos!

Você já parou para pensar nisso?

Se você continuar com os hábitos e estilo de vida que tem hoje, como você estará daqui a dez anos?

Se me disser que é saudável e ativo, meus parabéns, você está no caminho certo e eu te direi para continuar.

Se me disser que nem tanto, eu te direi para intensificar e investir em cuidados com sua alimentação e exercícios.

Mas se você for uma pessoa totalmente sedentária, que não pratica atividade física, que não se alimenta da forma correta e que não consulta regularmente seus médicos, eu te direi: Mude já, não deixe para amanhã, nunca é tarde para mudar e começar.

Costumo repetir frequentemente o ditado popular que diz: antes tarde do que nunca, ainda mais quando se trata de adotar um estilo saudável de vida.

Te incentivo, ou melhor te desafio, a se munir da coragem, entusiasmo, determinação do ano que se inicia e dar o primeiro passo.

Se questione e imagine como você quer estar ou como estará daqui a 10, 20, 30 anos…

É fato notório que hoje as pessoas vivem muito mais do que no passado recente. Segundo o IBGE, desde 1940 já são 30,8 anos a mais que se espera que a população viva. A expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos para homens e 80 anos para mulheres. Se levarmos em conta apenas os avanços da medicina, podemos facilmente vislumbrar que rapidamente chegaremos a uma expectativa de vida na casa dos 90 anos.

Portanto, se imagine nesse momento com 90 anos!

Você se vê saudável, ativo, se locomovendo sozinho ou numa cadeira de rodas, dependendo das pessoas para executar até mesmo suas necessidades corriqueiras?

Tenho certeza de que sua resposta foi a primeira opção. Então, comece hoje mesmo sua jornada para uma vida saudável.

Consultar seus médicos e definir um plano de ação de retorno à vida saudável é o primeiro passo para recuperar sua saúde e a saúde de sua família. Já reparou que um casal obeso normalmente tem filhos acima do peso. Que quando os pais praticam atividade física regular, os filhos praticam esportes. Isso porque somos o exemplo para nossos filhos.

Alimente-se de forma equilibrada, durma pelo menos 8 horas diárias, hidrate-se de dentro para fora, visite regularmente seus médicos, pratique atividade física pelo menos 3 vezes por semana, tenha um hobby, aprenda algo novo, cultive antigos e novos amigos e seja grato.

Daqui a dez anos você vai agradecer por ter começado hoje.

Quer saber mais e participar dessa jornada, então te convido a visitar meu Instagram (@andreapmartes) e diariamente me acompanhar na vida saudável.