Copa Mitsubishi de Vela em Ilhabela

Copa Mitsubishi de Vela em Ilhabela

A mais tradicional competição da vela oceânica paulista começa sua temporada com regatas diferenciadas, premiações especiais e incentivo a novos participantes.

Há 22 anos a Copa Mitsubishi é um marco da vela de oceano paulista. Seja por ser o campeonato mais regular da costa, seja por ser um evento desafiador. Afinal, suas quatro etapas acontecem durante todo o ano, ou seja pelo alto nível técnico das regatas.

Sem perder nenhuma dessas características a edição 2022 da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, começou no dia 12 de março com o objetivo de fazer com que novas equipes se juntem aos assíduos velejadores que disputam o campeonato.

“Sabemos que não é simples a logística de trazer os barcos de localidades mais distantes de Ilhabela e sempre tentamos incentivar a participação de equipes de Santos, Ubatuba, do Rio de Janeiro e mesmo de Santa Catarina, como já aconteceu. Este ano queremos ainda mais criar condições para que novos velejadores conheçam e participem de nosso evento”, explica Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, sede da competição, desde sua primeira edição.

Para isso a organização do evento proporcionou um desconto de 50% no valor das inscrições para as embarcações que não participaram do evento no ano passado.

Para aqueles que nunca estiveram na Copa Mitsubishi a inscrição terá o valor de apenas R$ 50,00.

“Além disso, quisemos incentivar a participação de novos praticantes da vela, aqueles que conhecemos como Bico de Proa. Ou seja, embarcações que não estão medidas em nenhuma das classes usuais da vela, explica Carlos Eduardo Sodré, o “Cuca”, responsável técnico pelo evento.

“Os barcos da Bico de Proa terão um dia único para correrem a cada etapa, além de terem também um desconto nas inscrições, explica Cuca.

Mais um incentivo foi dado às equipes formadas apenas por duplas:

“A gente sabe também, que muitas vezes, os comandantes de uma embarcação tem dificuldades em completar a tripulação, e acabam não correndo as regatas. Estamos abrindo neste ano a possibilidade de correrem em duplas, como uma forma de facilitar a participação. E, para essas duplas, os valores de inscrição também são reduzidos”. Explica Cuca Sodré.

Nesta primeira etapa as regatas de Duplas e do Bico de Proa serão disputadas no dia 19, sábado.

2022 marca a volta das atividades em terra

Com responsabilidade a organização conseguiu realizar a Copa Mitsubishi em 2020 e 2021 mesmo durante a pandemia, mas para isso, reduziu drasticamente as atividades em terra, restringindo a competição às regatas.

“Mas todos sabem que as confraternizações são o momento em que os velejadores aproveitam para trocar experiências, falar sobre as regatas e confraternizar, que é parte importante do evento”, comenta Mauro Dottori.

“Neste ano, claro que sempre observando a evolução da pandemia, nosso objetivo é voltar com as confraternizações, os jantares, as bandas e shows ao vivo que tanto fazem sucesso”, completa Mauro.

Nesse sentido, a primeira etapa já começa com um coquetel de abertura e boas vindas aos velejadores com música ao vivo, na sede do Yacht Club de Ilhabela, na sexta-feira, 11 de março.

O sábado, começou com um café da manhã especial e, após as regatas, a tradicional canoa de cerveja.

O segundo final de semana da etapa, dias 19 e 20, será de muita atividade na água e em terra.

Além das regatas para todas as classes, no sábado, 19, acontece o “Dia do Bico de Proa e Regata em Duplas”, as regatas especiais para estas classes, seguidas de premiação na sede do Yacht Club de Ilhabela em um happy hour com banda ao vivo.

No domingo, 20, as regatas finais e a cerimônia de premiação.

A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da  Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, North Sails, ABVO e FEVESP.

Fonte:
www.circuitoilhabela.com.br

Dani Mollo

/daniela.mollo.7
@danimollo