COUVE FLOR INTEIRA NO FORNO

COUVE FLOR INTEIRA NO FORNO

Assada, grelhada, cozida ou até cru. Não há como negar que a couve-flor é um alimento muito versátil. Mas além de ser fácil inclui-la nas nossas refeições, o vegetal ainda é muito benéfico para a nossa saúde por contar com nutrientes que deixam o nosso corpo mais resistente e menos suscetível a doenças. 


A couve-flor contém quase todas as vitaminas e minerais que o organismo precisa para funcionar bem. Fibras, vitaminas C, K e B6, folato, ácido pantotênico, potássio, manganês, magnésio e fósforo.


Baixa em calorias (apenas 25 calorias por xícara), pode ser um ótimo substituto para alimentos como arroz e farinha, que são vilões na dieta. Por ser fonte de fibras, garante a saciedade e faz com que se coma menos ao longo do dia. Outro ponto positivo é o alto teor de água, o que também auxilia na perda de peso.


A couve-flor, assim como o brócolis, é uma das melhores fontes vegetais de colina, nutriente que desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro e na produção de neurotransmissores que são necessários para um sistema nervoso saudável. Quem não consome o suficiente pode ter um risco maior de doença hepática e cardíaca, além de distúrbios neurológicos como demência e doença de Alzheimer.

Ingredientes:

1 couve flor pequena lavada e inteira
100 g de muçarela em pedaços médios ou fatias
30 g de queijo gorgonzola picado
200 g de requeijão ou catupiry
50 g de queijo parmesão ralado
água
1 colher de sobremesa rasa de sal


Modo de preparo
Leve uma panela (que caiba a couve flor inteira) com água para ferver. Assim que levantar fervura, coloque sal e a couve flor na água. Cozinhe por no máximo 10 minutos. Ela deve estar cozida, porém firme para não desmanchar.


Coloque a couve flor em uma travessa pequena e rasa. Vá recheando com a muçarela e o gorgonzola, colocando os pedaços entre as flores da couve flor. Coloque também na parte de baixo dela.


Depois de recheada, cubra com todo o requeijão e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 230 ºC por 10 minutos ou até dourar.
Caso seu forno tenha a opção grill, use de 5 a 10 minutos.

Chef e amante do mundo