O que são crenças limitantes? São opiniões e pensamentos “alheios” que aceitamos como verdade e, por terem efeito negativo em “nossas” vidas, elas freiam a nossa capacidade de crescimento pessoal e profissional.

Passamos a vida inteira diante de questões e expectativas que não são nossas com o agravante de que podemos desencarnar sem perceber…

 

Quando gordos melhores mais magros! Quando magros, melhores mais gordinhos! Quando solteiros, quando nos casaremos? Quando casados, quando teremos filhos?  Quando pretos deveríamos ser brancos!  Quando brancos deveríamos ser mais “moreninhos”! Quando jovens seremos melhores quando mais velhos! Quando mais velhos, não somos mais nada….

Precisei de 50 e mais alguns anos para conhecer o termo e suas consequências.  Foi durante o curso de Constelação Sistêmica que fiz há algum tempo que perguntei ao facilitador do curso: “Por que demorei tanto tempo para aprender isso?” Sempre temos a impressão de que teríamos agido de forma diferente ao longo da vida se soubéssemos um pouco mais. A resposta dele foi mais inesperada do que o conhecimento adquirido: “Se soubesse antes, você não teria feito nada com isso…” Uiii!!!!

Entendi e aceitei a resposta, no entanto,  lamentei muito ter demorado a conhecer o conceito, teria tido mais tranquilidade e facilidade no decorrer dos meus dias para tantos e tantos encaminhamentos que deixei de dar aos meus desejos e/ou teria aceitado com mais facilidade muitas das situações, olhares e julgamentos advindos dos outros.

Que tal pararmos por um momento a nossa rotina e nos perguntarmos a quem estamos atendendo, satisfazendo com as escolhas e decisões de nossas vidas? Por que não isso ou aquilo? Quanto das crenças limitantes tem regido nossas vidas e/ou pior são as lentes pelas quais enxergamos aos que nos cercam?

Mesmo tomando conhecimento do termo e seu conceito aos 50´, percebi que na maioria das minhas decisões não permiti que limites, além de ética, empatia e respeito, me impedissem de realizar e de crescer. Alívio!!!

 

E tomo como desafio pessoal, manter minhas escolhas e realizações na mesma máxima: Agora que eu já sei, então…(Risos).

Desafio a cada um de vocês a se perceberem…Se quiserem, se puderem, contem para nós o que vocês descobriram sobre si…