O que é uma dieta Cetogênica ??

O que é uma dieta Cetogênica ??

.Basicamente: menor ingestão de carboidratos e maior ingestão de gordura …

As proteínas permanecem sendo consumidas em quantidades adequadas, e os carboidratos em quantidades mínimas. O processo fisiológico do corpo humano é quebrar a gordura em ácidos graxos e corpos cetônico para obter energia suficiente para os processos celulares.


Sem carboidratos, o corpo é praticamente forçado a quebrar além da gordura que vem dos alimentos, aquela que já está acumulada, a gordura se acumula geralmente devido aos excessos de carboidratos na alimentação, e esse processo todo acaba levando a perder peso.

Na dieta lowcarb, o consumo de carboidratos é reduzido. Assim, ingerindo mais proteína e gordura, é possível aumentar a sensação de saciedade, o que leva diretamente ao emagrecimento saudável.

A dieta cetogênica consiste em reduzir mais drasticamente ainda a quantidade de carboidratos ingerida. O princípio parte do pressuposto de que diminuindo o consumo do carboidrato, também baixa o estímulo à insulina. 

Acaba por melhorar o perfil da insulina, aumentando a sua resistência e diminuindo as chances de desenvolver diversos males como diabetes, aterosclerose e até doenças cardiovasculares.

 

Na dieta cetogênica o consumo de carboidratos é ainda mais baixo portanto os benefícios se potencializam. Nela, o consumo de carboidratos recomendado se limita a no máximo 50g por dia.

O que é liberado?

O cardápio da dieta é recheado de ovos, carnes bovinas, suínas e peixes. Legumes selecionados, algumas frutas e vegetais selecionados, abacate e frutas oleaginosas como amêndoas e castanhas, gorduras boas como óleo de coco e manteiga.

Sim, as opções são limitadas. Estas opções devem ser calculadas de acordo com as quantidades de carboidratos que cada pessoa necessita.

 

Esta quantidade será decidida pelo profissional que irá acompanhar sua dieta.  Este também deve indicar o tempo determinado que seguirá com este plano de alimentação.

É necessária a ajuda e acompanhamento de um profissional pois cada organismo é diferente, portanto as necessidades variam a cada caso. 

 

Este é o melhor modelo alimentar para a compulsão alimentar, pois a pessoa permanece extremamente saciada.

SEGUE A DICA DE UM CARDAPIO DE 3 DIAS

Dia 1

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos com azeite + ½ xícara de morango
  • Lanche da manhã: gelatina sem açúcar + 1 punhado de frutos secos;
  • Almoço/Jantar: 2 bifes de carne ao molho de queijo, acompanhado de espargos com tiras de pimentão refogadas em azeite;
  • Lanche: 1 iogurte natural sem açúcar + 1 colher de sopa de sementes de girassol  + 1 enroladinhos de queijo mozarela e presunto.

Dia 2

  • Café da manhã: Café Bulletproof (com manteiga e óleo de coco) + 2 fatias de rosbife acompanhadas de ½ abacate e um punhado de rúcula;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte natural sem açúcar + 1 punhado de nozes;
  • Almoço/Jantar: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate, pepino e cebola roxa + 1 colher de sopa de azeite + vinagre, orégano e sal para temperar;
  • Lanche da tarde: 6 morangos com creme de leite + 1 colher de sementes de chia.

Dia 3

  • Café da manhã: tortilha de presunto com 2 fatias de abacate;
  • Lanche da manhã: ½ abacate com 2 colheres de manteiga de amendoim;
  • Almoço: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco;
  • Lanche da tarde: vitamina de abacate com sementes de chia.

É importante lembrar que esta dieta é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos e em casos de insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares e uso de medicamentos com cortisona, como os corticoides. Assim, o recomendado é que ela seja permitida pelo médico e acompanhada por um nutricionista. 

Veja a lista completa de alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica.

 

Giovanna Giacomini
@gio.nutri