Envelhecer não é uma opção, mas como envelhecer, isso sim está em nossas mãos. 

Para desacelerar o envelhecimento, comece a cuidar dos seus telômeros.  

A bióloga Elizabeth Blackburn, foi uma das ganhadoras do premio Nobel, de fisiologia e medicina em 2009, por causa da descoberta  que fez sobre os telômeros e sua relação com o envelhecimento. 

Trata-se de uma estrutura que temos dentro das nossas células, são o código da vida, nossos genes, que se encontram na ponta das células para proteger o DNA e as informações genéticas. 

Parece complexo, mas não é. Vou dar um exemplo que vai ficar muito fácil de entender. 

Se você tem um par de sapatos com cadarço, vai perceber que no fim deste cadarço, há um acabamento de plástico ou metal para protege-lo, para que não se desgaste rapidamente. Pois imagine o cadarço como sendo o cromossomo, que carrega a nossa informação genética, e o telômero e essa pontinha que serve de proteção. Quando se desgasta, o material genético fica desprotegido e as células não podem se renovar apropriadamente. 

Esse dano é diário, basta estar vivo.  

Eles têm um comprimento quando nascemos, e à medida que vamos envelhecendo ele vai encurtando. Um dos marcadores do envelhecimento e  justamente a velocidade de encurtamento desses telômeros. Quanto maior o telômero, maior a expectativa de vida. 

A boa noticia e que podemos trabalhar com o objetivo de alongar os telômeros e diminuir a velocidade de encurtamento deles. 

Mas como fazer isso: 

É importante saber o que acelera o encurtamento desses telômeros. 

-comer muita carne vermelha 

-ingestão de álcool em excesso 

-dieta rica em açúcar principalmente o açúcar líquido, encontrado em refrigerantes ou bebidas adoçadas artificialmente. Esse tipo de açúcar faz mais mal metabolicamente falando do que o açúcar solido. 

-frituras  

-embutidos  

-stress, mas não o stress da correria, mas sim do coração, de quem vive angustiado, sem prazer 

Sendo assim, vamos falar o que alonga os telômeros e traz mais longevidade. 

– pratique atividade física diariamente, exercite seu corpo e seu cérebro, movimento e vida 

– comida saudável 

-frutas, legumes 

-ômega 3 

-cafeína 

-expor-se ao sol, a luminosidade 

-coma com menos frequência pois comer varias vezes ao dia, de 3 em 3 horas por exemplo, acelera o envelhecimento celular. Faça jejum. 

-diminua o consumo de carne vermelha e embutidos 

-diminua o consumo de açúcar branco, pois são 5 segundos de prazer na sua boca e depois a conta chega e vem alta. 

-verifique sempre seus níveis de ferro, pois a ferritina é um indicador de envelhecimento acelerado. 

-durma pelo menos 7 horas por noite. 

Parece simples e na realidade é. No fundo todos nos sabemos tudo o que temos que fazer, mas muitas vezes principalmente quando ainda se e muito jovem, temos a falsa ilusão de que seremos sempre assim. Jovens, fortes, saudáveis, e esquecemos que um dia iremos envelhecer. 

Então se você quer viver muitos anos na sua vida com qualidade, podendo aproveitar tudo o que a vida tem de bom para lhe oferecer, podendo continuar a fazer as coisas que lhe dão prazer, comece a mudar seus hábitos.  

Exercite-se, coma comida de verdade, descasque mais e desembrulhe menos, durma bem, cultive bons pensamentos, medite, alongue-se, hidrate-se, tire um tempo para você, domine seus pensamentos, não deixe sua vida passar em branco. 

Está precisando de inspiração para começar> me acompanhe no Instagram @andreapmartes 

Beijo no coração.