Depois da matéria da nossa nutri Giovanna Giacominni sobre os benefícios do maracujá, resolvi ensinar uma receita sobre o melhor dos benefícios desta fruta o poder de emagrecimento, isso mesmo maracujá emagrece!!

Por conter pectina, esse alimento diminui os picos de glicemia na corrente sanguínea desta forma reduz a fome e a vontade de comer doces. Todas as fibras ajudam a promover a sensação de que comeu o suficiente em uma refeição. Porém, as contidas na farinha de maracujá são especiais por ser, uma fibra insolúvel. Na verdade, sua maior função é absorver líquido e então se tornar um gel, capaz de reter por mais tempo o bolo alimentar no estômago e intestino, pois torna mais lenta a absorção dos nutrientes nele contidos. O resultado é a sensação de saciedade por mais tempo, evitando um maior consumo calórico.


A farinha de maracujá pode ser facilmente feita em casa, coloque 6 maracujás de molho por 15 minutos em um litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária (própria para desinfetar alimentos). Depois, lave-as em água corrente, a polpa deve ser separada da casca da fruta. E, em seguida, a parte branca corte-a em tiras e leve ao forno médio por meia hora ou até ficarem seca e quebradiça.

O passo seguinte é colocar a parte branca no liquidificador ou em um mixer e bater até que esteja tudo triturado como uma farinha. Peneire e guarde, em um recipiente limpo, seco e bem fechado. Você pode consumir em até 3 meses.

Aproveite a polpa para fazer um suco natural, que traz vários benefícios para a saúde, como a diminuição da ansiedade e a melhora da qualidade do sono.


A farinha pode ser consumida até 30 minutos antes das refeições, para trazer saciedade e evitar o exagero ao comer. Outra forma de consumo da farinha de maracujá é acrescentar uma colher de sopa nas principais refeições do dia, pois assim se evita o pico glicêmico e se diminui a absorção de carboidratos, por exemplo. O recomendado é consumir entre 1 e 2 colheres de sopa dessa farinha nas principais refeições, como almoço e jantar.

Eu sempre gostei de maracujá e quando descobri seus benefícios, não vivi mais sem.

 

Chef e amante do mundo