FEIJÃO BRANCO COM MOLHO DE TOMATE

FEIJÃO BRANCO COM MOLHO DE TOMATE

No Brasil há grandes variedades de feijão cores, tipos e tamanhos, como o preto, mulatinho, branco, feijão de corda, carioquinha, vermelho, roxinho, fradinho, manteiguinha entre outros. Mas hoje vou falar do feijão branco com uma receita típica italiana do sul.

Acredita-se que este prato foi criado por camponeses italianos durante o período da Grande Guerra. Com a escassez de comida e temperaturas baixíssimas, os camponeses utilizavam os alimentos disponíveis em suas terras, misturando-os feijão branco e tomate. Uma delícia!!

Vou ensinar receita que eu adoro e minha avó sempre fazia.

       

INGREDIENTES FEIJÃO BRANCO:

1 xícara (chá) de feijão-branco

3 xícaras (chá) de água

 

MODO DE PREPARO:

Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.

Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

 

INGREDIENTES MOLHO TOMATE :

1 cebola

1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)

3 dentes de alho

1 ½ colher (sopa) de azeite

2 xícaras (chá) de água

5 ramos de tomilho

2 folhas de louro

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO:

Descarte a água do remolho e reserve os grãos de feijão. Descasque e pique fino a cebola e o alho.

Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos até dourar. Junte o alho, o tomilho, o louro e mexa por 1 minuto apenas para perfumar.

Acrescente o tomate pelado (com o líquido), aos poucos, raspando os queimadinhos do fundo da panela – esse processo dá mais sabor ao molho. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte o feijão, a água e misture bem. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela. Prove e acerte o sal e a pimenta. Sirva o feijão a seguir com o molho que se formou na panela.

Chef e amante do mundo