Bonjour!

 

Um dos meus passatempos prediletos é assistir filmes e séries, porque além do prazer de assistir é um modo de aprender um pouco sobre a cultura, músicas, personalidades e língua local.

E hoje eu vou recomendar alguns filmes franceses ou sobre a França que eu assisti e adorei!

  1. Paris Pode Esperar

Esse primeiro filme não é francês, mas americano e conta a história de uma moça americana e um francês que fazem uma viagem de carro partindo do sul da França até Paris. O que seria uma viagem de aproximadamente 6 horas acabou virando dois dias porque eles param em várias cidades ao longo do caminho.

E é justamente esse o charme desse filme: as pequenas cidades onde os protagonistas param para comer, descansar, pernoitar e sempre contando a história, mostrando a arquitetura, natureza, vinhos, gastronomia e o estilo único boêmio-galanteador dos franceses.

É um filme maravilhoso e que realmente você entende que há muito mais do que Paris.

Detalhe importante: eles mostram a Borgonha, a nossa comida e é claro os vinhos!

  1. Que Mal Eu fiz A Deus

Um filme de comédia que trata com leveza e muito humor o assunto mais delicado na França: a xenofobia.

Um casal branco francês vê a sua família mudar de “característica” quando suas 3 filhas brancas-francesas-católicas são casadas com homens que não são nada disso: um judeu, um mulçumano e um chinês. A única esperança para os pais é a sua quarta e última filha.

O filme fez tanto sucesso de bilheteria que foi lançado uma continuação que não é tão boa quanto o primeiro filme, mas vale a pena pelo entretenimento.

  1. A Odisséia

Um filme sobre a vida do famoso explorador francês Jacques-Yves Cousteau, o querido senhor de gorro vermelho e roupa de mergulho que mostrava a vida marinha no canal TV Cultura durante os anos 80 e 90.

Pessoalmente eu era encantada pela série quando eu era criança e ao ver o filme eu entendi muito da cultura dos pais franceses de antigamente e bastante sobre a vida do explorador Jacques Cousteau atrás das câmeras. É um bom filme para quem acompanhava as suas aventuras na TV Cultura.

  1. Cloclo – a vida de Claude François

Às vezes o Netflix nos reserva ótimas surpresas e uma delas é esse filme sobre a vida do cantor Claude François. Mesmo que você não tenha vivido durante os anos 60 e 70, quando foi o apogeu dele, você com certeza você conhece pelo uma música dele: My Way cantado pelo Frank Sinatra. Essa música na verdade é do Claude François e se chama Comme D’Habitude e certamente ter a sua versão americana cantada pelo Frank Sinatra foi o momento mais marcante da vida do cantor. Eu não o conhecia antes de assistir ao filme e eu tive inúmeras reações: virei fã das músicas, me revoltei com as atitudes, sonhei com essa época de ouro da França e aprendi as letras das canções. E mais, descobri que boa parte dos cantores da época de ouro da França, não são franceses. Curioso, não?

  1. Piaf – Um Hino Ao Amor

Ainda na área musical temos o icônico filme sobre a vida da eterna Edith Piaf. Mulher talentosa, com uma voz única, corajosa e sofrida. Filme emocionante para cantar junto com um lencinho na mão.

  1. Coco Antes de Chanel

Seguindo a linha das biografias – como há franceses famosos pelo mundo! – esse filme conta a história de como a estilista de roupa Coco Chanel começou a sua vida. A atriz principal é a famosa Audrey Tautou e ela interpreta com maestria, força e delicadeza essa mulher que foi tão controversa e vanguardista. Eu não sou estudante de moda somente uma apreciadora, mas acho que esse filme é uma aula à parte de como precisamos deixar a nossa personalidade aparecer para podermos fazer a diferença.

  1. Yves Saint Laurent – O Filme

Um filme sobre a polêmica vida do estilista francês mais icônico que a França teve e que fez carreira na Dior para depois assumir seu estilo com mais liberdade em sua própria marca. O filme tem cenas fortes de nudez e mostra a sua vida privada e seu trabalho do começo de carreira até o fim dando também um vislumbre da decadência solitária ao passar dos anos. Para o mundo da moda, esse filme é uma aula!

  1. O Albergue Espanhol

Um dos filmes mais famosos entre os todos os franceses e estudantes da língua francesa. Tão famoso que virou uma trilogia que acompanhou os anos de um jovem francês que se muda para Barcelona e lá faz amizades com outros franceses. No filme eles mostram logo no início a burocracia francesa, amores, brigas, amizades que são formadas e desfeitas ao longo da trilogia. A atriz Audrey Tautou faz parte do elenco fixo.

  1. O Que Nos Liga

Esse filme mora no meu coração porque representa com fidelidade o mundo do vinho da Borgonha em que eu vivo. O filme foi inteiro filmado na Borgonha e apresenta os problemas de herança de terras, o dia a dia do viticultor, a colheita das uvas, as festas, as degustações, brigas entre vinícolas que não tem a mesma visão e é logico a relação entre famílias. Porque a Borgonha do vinho é regida por famílias tradicionais do mundo das vinícolas. O filme é tão bom que até hoje eu não achei ninguém da Borgonha que não tenha gostado e aprovado! Assistam e pensem em mim!

  1. Documentário – Sour Grapes

Esse documentário mudou a minha vida porque foi por causa dele que eu entrei de cabeça nos estudos do mundo do vinho e da Borgonha. Na época que eu o assisti eu tinha acabado de me mudar para a Borgonha e não entendia nada de vinhos. Só entendia sobre os valores exorbitantes de algumas garrafas e que existe a famosa vinícola Domaine de la Romanée-Conti, que produz vinhos emblemáticos, cultuados e por muitas e repetidas vezes inacessíveis. Esse documentário mostra um esquema de falsificação de vinhos da Borgonha vendidos em leilões milionários nos Estados Unidos e de como vários milionários foram enganados. É um documentário leve para assistir num sábado à noite com uma bela taça de vinhos!

Esses são alguns filmes franceses ou sobre a França que eu realmente gostei e aprendi algo. Espero que vocês assistam e gostem tanto quanto eu. Há muitos outros filmes, porém fica para uma próxima!

Eu sou a Juliana Lins Cruz dona e criadora da empresa e marca Vem Pra Borgonha.  Eu promovo experiências guiadas eno-gastronômicas e culturais na Borgonha e no site Trendy 4 U eu trago um pouco do estilo de vida da Borgonha e da França para vocês! 

Sigam as minhas redes sociais sob o nome Vem Pra Borgonha e meu site com todos os detalhes www.vempraborgonha.com.br

Até a próxima,

Juliana Lins do Vem Pra Borgonha

Facebook
Instagram