Aproveitando que passaria um dia inteiro em imersão em marketing de luxo, resolvi escrever sobre o local que abrigou o workshop que participei durante o dia todo do último domingo.
Nos anos 90, a atriz Julia Roberts deu uma entrevista ao programa de Oprah. A apresentadora perguntou: “Como você gosta de dormir?” e ela respondeu: “Em uma cama do Four Seasons”. Ouviu, então, da comandante do talk show: “É a única cama melhor que a minha”.
 
A Four Seasons Hotels Inc.  é uma cadeia de hotéis e resorts canadense fundada em 1961 pelo empresário Isadore Sharp. Possui mais de 100 hotéis em mais de 40 países.
 
Desde 2007 possui como acionistas majoritários o empresário Bill Gates e o príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Alsaud.
O empresário canadense Isadore Sharp fundou a Four Seasons em 1960. Enquanto um jovem arquiteto trabalhava para seu pai, Sharp projetou um motel para um amigo da família. Seu sucesso o motivou a tentar criar seu próprio hotel. Ele comprou uma grande parcela de terra em uma área degradada de Toronto, e planejou uma parada para viajantes de negócios. O Four Seasons Motor Hotel abriu em 1961.
Para ser o sucesso mundial que é a rede preza por seguir premissas importantes.
 
Optaram por serem especialistas no setor de hospitalidade, oferecendo apenas experiências de qualidade excepcional. O objetivo da rede é ser reconhecida como a empresa que administra os melhores hotéis, resorts e clubes residenciais onde quer que estejam localizados.
Criam propriedades de valor duradouro usando design e acabamentos superiores, e os apoiamos com uma ética rígida de serviço. Isso permite que a Four Seasons satisfaça as necessidades e gostos dos clientes mais exigentes e mantenha uma posição como a principal empresa de hospitalidade de luxo do mundo.
 
São bem-sucedidos quando cada decisão se baseia em uma clara compreensão e crença no que fazem e quando associam essa convicção a um sólido planejamento financeiro.
 
Esperam obter um lucro justo e razoável para garantir a prosperidade da empresa e oferecer benefícios de longo prazo aos proprietários de hotéis, clientes e funcionários.
 
A rede considera seu maior patrimônio e a chave do seu sucesso os seus colaboradores e, como a satisfação dos hóspedes depende dos esforços conjuntos de muitos, eles se consideram mais eficazes quando trabalham juntos em cooperação, respeitando a contribuição e a importância uns dos outros.
 
 
Muitos anos atrás, o Four Seasons decidiu criar uma declaração de missão corporativa que orientaria as ações de todos na organização.
 
Demonstram suas crenças de maneira mais significativa na maneira como tratam um ao outro e pelo exemplo que dão um ao outro. Em todas as interações com hóspedes, clientes, colegas de trabalho e colegas, procuram lidar com outras pessoas como gostaríamos que elas lidarem com eles.
 
Então essa rede internacional e pautada em princípios rígidos veio para São Paulo. Uma torre às margens do Rio Pinheiros poderia passar desapercebida entre os demais arranha-céus da região da Chácara Santo Antônio, onde reúne muitas empresas.
 
 
Porém, ali se encontra o mais novo hotel de luxo da cidade, o Four Seasons São Paulo, que traz à capital paulista seu conceito de sofisticação e serviço impecável.
 
Na sua construção, muita matéria-prima brasileira foi utilizada, como o mármore vindo do Acre e madeira Jatobá. No lobby, já é possível ver a elegante decoração, com cores quentes como o vermelho, que dão um toque de aconchego, além de esculturas de Francisco Brennand, pintura de Burle Marx e móveis de Guilherme Torres, Leo Di Caprio (arquiteto brasileiro).
O projeto foi desenvolvido pelo escritório americano HKS e decoração por Anne Wilkison.
 
Fazendo uma estreia histórica no Brasil, o Four Seasons Hotel São Paulo at Nações Unidas está redefinindo a hotelaria no poderoso centro comercial e cultural da América do Sul. Com serviço de nível internacional encontra a cultura local; as empresas globais se misturam a espaços verdes exuberantes; e as suntuosas instalações são complementadas pelos melhores restaurantes e pela vida noturna da cidade.
 
Uma alusão à constelação com um buraco negro dá as boas-vindas no teto da recepção com 537 luzes de fibra ótica. No hotel, são 258 quartos com 42 suítes de 77m² a presidencial – que tem 220 m², que seguem a linha de decor contemporânea, com tons terrosos, amarelo ou vermelho. Papel de parede de folha de bananeira com seda traz novamente às raízes brasileiras presentes em todo o hotel.
 
 
 
 
O Four Seasons fará companhia a mais 28 hotéis de nível cinco-estrelas na capital, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-SP). “Ele seguirá um estilo de luxo corporativo”, afirma o presidente da entidade, Bruno Omori. Entram nessa classificação negócios do naipe de Hyatt e Renaissance. A região onde está instalado, próximo à Avenida Berrini e seu mar de escritórios, ajuda na vocação de receber hóspedes a trabalho.
 
Há também o SPA que possui uma série de tratamentos e fornece um gift card caso você queira presentear alguém para essa experiência nesse spa maravilhoso.
O tal do colchão agrada tanto que pode, inclusive, ser comprado por clientes da rede de hotéis em alguns países. Outros muitos atrativos fazem da bandeira canadense de luxo uma das mais famosas do mundo. Na chiquérrima unidade de Paris, por exemplo, há três restaurantes. Juntos, somam cinco estrelas no renomado Guia Michelin.
 
Tive a oportunidade de almoçar no restaurante do térreo do hotel, o Neto, comandado pelo chef Paolo Lavezzini combina os sabores mais célebres e amados do Brasil com tradições vibrantes trazidas por imigrantes italianos para criar uma experiência gastronômica moderna, calorosa e sofisticada.
 
É um italiano moderno! Meu prato foi bem diferente e com sabores incríveis a cada garfada. Tinha polvo assado, limão siciliano e ingredientes que jamais pensei que pudesse harmonizar em um único prato.
 
O atendimento foi maravilhoso e o ambiente é lindo.
 
O bar é considerado um espaço onde os hóspedes podem conversar, trabalhar ou simplesmente relaxar, está aberto durante todo o dia para espressos, sucos tropicais frescos, petiscos e coquetéis diferenciados à noite.
E nesse ambiente lindo tive o prazer de passar 1 dia maravilhoso de aprendizado e conexões. O workshop foi ministrado por Liliane Daquino.
 
Instagram:
 
Fontes:
 
Dani Mollo