Tipicamente brasileiro, o frango a passarinho é um dos petiscos mais famosos do país.

 Vocês sabiam que o frango a passarinho era o prato predileto de Dom Pedro I?

A comida dos palácios reais era muito refinada, mas Dom Pedro I era arredio, matuto e não gostava do cardápio servido no palácio. Isso, já, desde Portugal. E quando ele chegou aqui no Brasil, com 11 anos, aprendeu a comer arroz, farinha, feijão, os legumes e verduras do Rio de Janeiro, couve, taioba e o frango partido em pequenos pedaços e frito, para comer com a mão, ou seja, o frango à passarinho.

Criado justamente para ser apreciado de maneira informal, nas mesas dos botecos, para acompanhar o bate-papo com os amigos o nome frango a passarinho surgiu porque o prato consiste em vários pequenos de cortes de frango fritos, que se assemelham a um passarinho.

Existem diversas versões deste prato, com alho torrado e salsinha, com molho de alho, com molho tártaro e com vinagrete, hoje vou ensinar o frango à passarinho no forno, sem toda aquela gordura da fritura, mas fica gostoso e crocante igual.

A grande dúvida sobre o frango a passarinho está no modo como devemos saborear o petisco. Mas, afinal, qual seria a melhor maneira: com as mãos ou usando garfo e faca? A maioria vai concordar que comer frango a passarinho sem usar os talheres é mais fácil. Porém, nada impede que possamos apreciá-lo de outras formas.

Para quem não quer sujar as mãos, já existem bares e restaurantes que oferecem luvas na hora de comer o frango a passarinho. A novidade, que começou em São Paulo, começou a ser difundida para outras regiões e ganhou adeptos no Brasil inteiro.

Mas vamos a receita:

INGREDIENTES:

  • 1 kg de frango cortado à passarinho
  • 2 dentes de alho
  • 1 ½ colher (chá) de páprica doce
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 8 ramos de salsinha

 

MODO DE PREPARO:

  1. Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire o frango da geladeira – ele não pode estar gelado na hora de assar (o frango gelado não fica crocante).
  2. No pilão, bata o alho, o sal e a páprica até formar uma pastinha. Por último, misture o azeite à pastinha.
  3. Numa tigela grande, tempere o frango com a pasta de alho e especiarias. Espalhe bem o tempero com as mãos, para envolver todos os pedaços. Polvilhe com a farinha e misture novamente, o aspecto é meio seco e grudento, é assim mesmo. A farinha ajuda a formar a casquinha crocante do frango, sem ressecar a carne.
  4. Unte uma assadeira grande com azeite e distribua os pedaços de frango, sem amontoar, quanto mais espaçado estiver, mais crocante fica. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até a base dos pedaços dourarem. Com uma pinça, vire os pedaços e deixe assar por mais 20 minutos, até o frango à passarinho ficar bem crocante e dourado.
  5. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Retire a assadeira do forno e, com a pinça, transfira os pedaços de frango para uma tigela. Misture a salsinha e sirva.
 
 
Vanessa Ierizzo
@vanessa_ierizzo

Chef e amante do mundo

#receitas #frango #frangoapassarinho #receitafacil #receitarapida #delicioso #frangonoforno