Você já pensou em exercitar seu períneo? 

Muitas mulheres desconhecem que existe uma ginástica específica, para exercitar esses músculos.  

Todos nós sempre ouvimos falar sobre a importância em realizar exercícios para o corpo, com o intuito de retardar o envelhecimento e manter uma vida mais saudável. Isso também cabe aos músculos do assoalho pélvico, já que podem ficar fracos e flácidos com o passar do tempo. 

Esses músculos possuem importante participação no controle urinário e fecal, no suporte dos órgãos pélvicos, no parto e pós-parto e no prazer sexual. 

Com o passar dos anos, os músculos do nosso corpo vão ficando flácidos, e não e diferente com os vaginais. 

São vários os fatores que podem contribuir para o enfraquecimento dessa região. 

Além do envelhecimento, fatores como gestação, parto, alterações hormonais (ex: menopausa), cirurgias de remoção de órgãos, exercícios de alto impacto, realizados de forma inadequada (cross fit, jump, corrida, entre outros), podem aumentar ainda mais o enfraquecimento destes músculos e comprometer a função sexual, urinaria e fecal destas mulheres.  

Ginástica Íntima, são exercícios realizados para o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, popularmente conhecidos como músculos do períneo. Tem como objetivo fortalecer essa musculatura para prevenção ou tratamento de alterações pélvicas como disfunções sexuais (falta de orgasmo, excitação, lubrificação e dores na relação sexual) incontinência urinaria e fecal, flacidez vaginal. 

A ginástica íntima além de potencializar a função sexual na mulher, ainda proporciona uma melhora de imagem e percepção corporal, elevando o seu controle e sua consciência corporal, aumentando o seu prazer. 

Ela consiste na contração e no relaxamento da musculatura do períneo, no entanto e de grande importância que estes músculos sejam contraídos e relaxados da forma adequada sem utilização de músculos acessórios. 

Deve-se trabalhar tanto as fibras de contração rápida quanto as de resistência. 

A quantidade irá variar de acordo com a necessidade e o objetivo de cada pessoa e não tem idade para iniciar. 

Como você pode ver, essa pratica só traz muitos benefícios para saúde e o bem estar da mulher. 

Consulte um profissional capacitado para lhe auxiliar e não espere a musculatura enfraquecer para começar. Tudo que podemos fazer de forma preventiva e muito melhor e os resultados são muito melhores. 

Invista um pouco do seu tempo na sua saúde para futuramente não ter que paralisar tudo para recupera-la. 

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Bjs