Vamos apostar no poder dos Chas , das ervas ….  eles nos trazem grandes benefícios de uma forma natural , funciona como método preventivo . trazendo sempre paz e equilíbrio . pode ser consumido  nas alternativas quentes e frio. São grandes fontes de agentes antioxidantes , protegendo o organismo , prevenindo de varias doenças .

Nessa matéria eu vou citar alguns tipos de chás e quais a finalidade de cada um deles …

Chá branco ajuda no combate ao envelhecimento

Um dos tipos de chás mais consumidos no mundo, o chá branco pode ser considerado uma deliciosa “fonte da juventude”. Por ser rica em nutrientes antioxidantes, a bebida é capaz de limpar o organismo de toxinas e rejuvenescer naturalmente o corpo. Com essa ajuda, a pele fica mais lisa, as unhas mais fortes e os fios de cabelos mais volumosos e brilhantes.

Chá verde acelera o metabolismo

Não é à toa que esse tipo de chá é número um em dietas para o emagrecimento natural e saudável. O chá verde, por conter ingredientes “termogênicos”, ajuda a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos, eliminando, assim, as gorduras localizadas e evitando também o temido “efeito sanfona”.

Chá mate ajuda na diabetes

Tão bebido nas praias do Brasil, em particular no sul com o chimarrão, o mate é uma alternativa interessante para a alimentação de pessoas diabéticas. Isso se deve ao fato de seus ingredientes terem elementos que ajudam no controle glicêmico, ou seja, equilibram os níveis de açúcar no sangue.

Chá de erva-cidreira é bom para o estresse

Todos os chás são, naturalmente, ótimos calmantes, mas, o feito à base erva-cidreira é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. Esse tipo de chá é considerado “fitoterápico”, aprovado pela Anvisa, ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.

Chã de hortelã reduz o inchaço

Um dos mais refrescantes tipos de chás, muito consumido em épocas de verão e climas mais quentes, o chã de hortelã possui propriedades termogênicas incríveis, assim como o chá verde, que aceleram o metabolismo, eliminam as toxinas e gorduras localizadas, diminuindo inchaços no corpo.

Chá de hibisco é diurético


O delicioso chá de hibisco é uma ótimo para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Sua capacidade diurética faz com que provoque maior vontade de urinar, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural. 

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.

A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem muito para evitar o acúmulo de gorduras.

Este último efeito ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, cujo excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo.

Chá de gengibre facilita a digestão

Para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá de gengibre é um ótimo companheiro. Seus nutrientes auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado .

Chá de camomila combate a insônia

Assim como a erva-cidreira, o chá de camomila é uma ótima alternativa para acalmar e amansar pessoas mais enérgicas. Os elementos dessa planta são relaxantes e, até mesmo, ligeiramente sedativas, que ajudam a tratar problemas de insônia e ansiedade excessiva.

Chá de sabugueiro é bom para gripes e resfriados

Rica fonte de agentes antioxidantes, esse tipo de chá é um “boom” de energia para defender o organismo das ações dos radicais livres. Principalmente em épocas de mudança de clima, temperaturas mais baixas, como no inverno, onde as gripes e os resfriados pegam para valer, a bebida pode funcionar como um ótimo antialérgico, facilitando também, o sistema respiratório.

 

Giovanna Giacomini
@gio.nutri