HORTA EM CASA SÓ PARA VOCÊ.

HORTA EM CASA SÓ PARA VOCÊ.

Pelo mundo a fora conheci muitas pessoas interessantes que sempre me ensinaram alguma coisa que levei para vida.

Em uma dessas minhas viagens depois de um dia cansativo aprendi como era  bom chegar em casa abrir uma bela garrafa de vinho e cozinhar para mim mesma com ingredientes que vinham direto da minha varanda.

Isso mesmo que vocês ouviram ingredientes da varanda que nasciam ali no balcão do apartamento que dividia com uma Sueca e uma Norueguesa durante minha estadia pela Europa.

Como nossos horários eram diferentes acabava que sempre comia sozinha, mas isso nunca me incomodou além, aprendi com elas que posso cultivar uma horta pequena que seja, bem ao lado da cozinha, sendo uma ótima solução para alimentos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos.

Montar uma horta em casa existe várias maneiras e não precisa ficar presa àquela ideia que somente devem ficar na varanda ou na área de serviço, os vasos podem ficar espalhados pela casa desde que tenham iluminação e ventilação suficientes para suas plantinhas.

Diversos tipos de verduras, temperos, pimentas, ervas medicinais, frutas vermelhas como morango, framboesa e amora, bastam que o sol bata de 4 a 6 horas por dia. Já para ervas como manjericão, boldo, erva cidreira, hortelã, orégano e manjerona são necessários somente 2 horas de sol por dia. Agora para brotos como, mini milho, mini agrião ou mini alface não é necessário que o sol bata diretamente nestas plantas ou seja somente uma iluminação indireta já é o suficiente para a produção destas delicias.

Com isso sabemos que é sim possível plantar qualquer tipo de alimento em casa, se for apartamento compacto pode-se fazer um jardim vertical, método DYI ou seja, estilo pallets e garrafas pets pregados na parede. Além de não ocupar espaço, fica lindo como decoração.

Se escolher por vasos espalhados pela casa, lembre-se que devem ter no mínimo 30 cm de profundidade, caso queira tubérculos na sua horta.

Para quem nunca plantou recomendo começar com as ervas aromáticas, como manjericão, cebolinhas, salsinhas. Para cultivá-las, opte por plantas que exigem as mesmas condições no mesmo vaso, ficando assim mais fácil para cuidar no dia-a-dia.

Vou te ajudar aqui com as combinações:

-Hortelã e Erva Cidreira

-Manjericão, Orégano, Cebolinha e Salsa

-Alecrim, Tomilho e Sálvia

Regar suas plantinhas pelo menos 1 vez ao dia, dar uma borrifada de água nas folhas e retirar aquelas que estão feias, torna-se uma terapia para nossa vida agitada na cidade.     

Chef e amante do mundo