Minha última viagem a Ilhabela data de janeiro de 2014! Estava morrendo de saudades e resolvi passar 4 dias por lá, ver as novidades, o que resistiu ao tempo e a pandemia e sentir se aquela linda ilha ainda provocava em mim só coisas boas.

Quando resolvi os dias que ficaria hospedada comprei online as reservas de horário de ida e volta pela balsa. É super fácil através do site ou aplicativo da Dersa. www.dersa.sp.gov.br

Resolvi meio de última hora e ao procurar hotel/pousada percebi que grande parte já não tinha mais disponibilidade.

Acabei optando por uma pousada tradicional bem no centro da Ilha onde ainda havia um último quarto.

                                             

Percebo que nas viagens pós pandemia não devemos ser tão críticos e exigentes quanto antes. Percebo que alguns lugares que dependiam exclusivamente da entrada de capital com o turismo, não puderam aproveitar o tempo parado para reformar, por exemplo, e alguns locais vão começar a respirar a partir de agora.

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulomicrorregião de São Sebastião. A população estimada pelo IBGE para 1 de julho 2019 era de 34 970 habitantes, resultando numa densidade estimada de 100,96 hab/km².  O arquipélago é composto por 19 ilhas, ilhotes e lajes.

Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem. Com o aspecto geral de um conjunto montanhoso, a Ilha de São Sebastião se destaca como um dos acidentes geográficos mais elevados e salientes do litoral paulista, tendo como pontos culminantes o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1302 metros; e o Morro da Serraria, com 1285 metros.

Banhado pelo oceano Atlântico, o município está localizado a 212 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro.  

A Ilha não perdeu seu encanto e seu charme, alguns locais novos surgiram, não tive tempo de visitar todos mas alguns merecem destaque.

O Hotel DPNY não é novo na ilha mas sempre que fui jantar, ao beach club ou mesmo hospedada a experiência foi muito boa.

O jantar por lá reservei via WhatsApp e foi delicioso! Atendimento primoroso e ao conversar com a recepcionista ela se mostrou muito surpresa com a procura que andam tendo e como as vagas lotam com rapidez! A Ilha estava realmente bem cheia, com jeito de alta temporada de verão.

                                       

A casquinha de camarão do Restaurante Viana continua boa e imperdível !

                                              

Fui conhecer um resort que abriu as portas em novembro de 2019, tendo pouquíssimo tempo útil de funcionamento até a chegada das restrições da pandemia. É o Wyndham Ilhabela Casa di Sirena, o primeiro hotel de bandeira internacional da ilha.


Um passeio pelo píer, uma passadinha na famosa livraria Ponto das Letras, as lojinhas de artigos de praia e uma ida a igrejinha continua sendo uma boa pedida. Lembrando que muitas lojas fecharam, o próprio píer que comportava restaurantes está em reforma, mas vale a caminhada tranquila por ali.

Dei uma passada no famoso SeaClub mas o tempo não estava tão legal ! Fiquei pouco, comi um combinado que estava bem gostoso e saí. Não estava cheio e o atendimento é bem atencioso.

Os dias passaram voando e deixei de fazer tudo que quis porém o local que mais merece destaque pelo conjunto da obra foi o Balena Club. Aos finais de semana é impossível reservar mas como era sexta consegui por WhatsApp!

Pode-se reservar espreguiçadeiras ou lounges e fornecem repelente, toalhas, etc.

O atendimento é bem atencioso, o cardápio é enxuto mas tenho certeza que agrada a todos. Tomei um drink inesquecível com melancia, hortelã, limão e gin!

Os aperitivos e pratos principais estavam majestosos! Você sente o amor e a dedicação de quem os fez no sabor ! A praia do Balena é tranquila, assim como o mar logo a sua frente!

Por ali não dá para parar o carro mas tem manobrista.

É o local onde me reconectei com a IlhaBela, onde tive mais sensações boas! Considero o lugar imperdível se passar pela ilha.

 

SeaClub

Tel: 12 – 3896.6662 / 11 99988-0992 (camarotes)

Balena Club

TEL: (12) 3896-2528

DPNY

TEL: 12-996097692

Viana

12 99101 5473 (WhatsApp)

Casa Di Sirena  

12-996670411