Em época de quarentena precisamos de uma receita saudável, rápida e fácil de preparar.

Eu sou amante de berinjela de qualquer jeito,assada, frita, sozinha ou com outros ingredientes, para mim é sempre uma delicia de refeição.

Então óbvio que não poderia deixar de ensinar essa receitinha que eu amo: Lasanha de berinjela, uma delicia, desde que descobri como se faz, toda semana tem em casa.

 
 

Mas além de ser saborosa a berinjela é uma aliada contra colesterol alto e diabetes.

Originária do Oriente Médio, contém grande quantidade de água , motivo pelo qual é recomendada para quem procura perder peso e antioxidantes em sua composição, elementos de extrema importância na prevenção de diversas doenças.

Inclui-la na refeição pode trazer benefícios em todo o corpo, o fruto faz jus à fama. Isso porque ele evita a formação de doenças vasculares controlando os níveis de colesterol e melhorando o fluxo sanguíneo do organismo.

 

Depois desta aula deixo a minha receita fácil de lasanha para preparar em menos de 30 minutos em casa.

 

INGREDIENTES:

3 berinjelas

2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro

2 ½ xícaras (chá) de muçarela ralada (cerca de 300 g)

queijo parmesão ralado a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média-alta).

Lave, seque e descarte os cabos das berinjelas. Corte uma fatia bem fina de cada berinjela, no sentido do comprimento, para formar uma base e deixar o legume bem firme na tábua. Corte as berinjelas em fatias de cerca de 1 cm, no sentido do comprimento.

Coloque em uma vasilha com sal e deixe ao sol por aproximadamente 2 horas, até soltar sua água, em seguida lave as berinjelas e seque com um pano.

Leve uma frigideira antiaderente grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, coloque quantas fatias couberem de cada vez e doure por cerca de 1 minuto de cada lado – não regue com azeite para a berinjela ficar sequinha. Transfira para uma travessa e repita com o restante.

Para montar a lasanha: num refratário de 24 cm x 32 cm distribua uma camada fina de molho (apenas para cobrir o fundo do refratário), disponha as fatias de berinjela, uma ao lado da outra, cubra com mais uma camada fina de molho e polvilhe com queijo muçarela ralado. Repita, alternando camadas de berinjela, molho e queijo. Cubra a última camada com molho e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.

Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo