Você tem dor muscular?

 

Hoje eu quero falar para vocês sobre um tipo de massagem que eu mesma só descobri  há pouco tempo.  Estou me referindo  a liberação miofascial, que nada mais é que a massagem esportiva, que até bem pouco tempo atrás era aplicada somente em atletas de elite.

Liberação miofascial é uma técnica que ajuda a eliminar toxinas (como, por exemplo, o ácido lático) que se acumulam nos músculos depois da pratica de atividades físicas e são um dos responsáveis pela dor.

O objetivo principal desse tipo de massagem é melhorar a vascularização do tecido muscular, liberar endorfinas e ativar o mecanismo que diminui a dor muscular, por bloquear os estímulos que geram essa dor.

Frequentemente, até por desconhecimento, as pessoas acabam optando por fazer drenagem linfática visando eliminar as toxinas e melhorar a retenção hídrica. Entretanto, a massagem esportiva vai muito além desses aspectos

 

Dentre os benefícios que ela traz, posso listar aqui alguns como:

  • melhoria na qualidade do tônus muscular;
  • melhora na performance;
  • prevenção de lesões;
  • alivio de dores;
  • melhora na mobilidade das principais articulações;
  • flexibilidade dos tecidos musculares fasciais.

 

A técnica aplicada permite que a musculatura fique muito aparente sendo visível a diferença de um lado que já tenha sido liberado para o outro. Sem falar que acelera a recuperação preparando o corpo para a  próxima sessão de esforço intenso.

Ela pode ser aplicada antes de qualquer atividade física proporcionando maior fluidez dos movimentos, como também pode ser feita após a prática,  viabilizando uma regeneração mais rápida dos tecidos.

Eu sou fã da técnica e percebo que após um treino intenso de membros inferiores,, chego na massagem com as pernas pesadas e tensionadas, mas saio de lá leve como uma pluma.

Se você já conhece, sabe do que estou falando, mas se nunca fez sugiro que experimente. Você certamente irá se surpreender e como eu se apaixonar!

 

Andréa Martes

/andreapmartes
@andreapmartes

Fontes:
Especialista técnico Ana Paula Polezzi – Clinica Fisic Line.