Murici: O fruto brasileiro e suas propriedades

Murici:  O fruto brasileiro e suas propriedades

murici é um fruto presente em diversas partes do Brasil, porém é mais comum na Bacia Amazônica. Ele é pequeno e de cor amarela, porém, o que chama a atenção mesmo são suas ricas propriedades. Também conhecido como murici-da-praia ou murici-do-brejo, é fonte de vitamina C, fósforo, flavonoides, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e mais. Ainda, é tanta a riqueza das propriedades da polpa do fruto que ela já foi objeto de estudo.

 

Benefícios do murici

Previne a anemia

Por ser uma fonte de ferro, seu consumo pode ajudar na prevenção de um possível quadro de anemia (deficiência de ferro no sangue)

Imunidade fortalecida

Além do ferro, a vitamina C também está abundantemente presente nas propriedades do murici. Por isso, a fruta não apenas fortalece a imunidade, mas também previne diversos tipos de inflamação, inclusive na pele. Portanto, previne o seu envelhecimento precoce – causado pelo estresse oxidativo em decorrência da presença dos radicais livres – e demais problemas dermatológicos, como acne.

Melhora a respiração

Também pode ser aliado à medicação apropriada no tratamento de problemas respiratórios, como faringite, bronquite, laringite e outros, pois promove o alívio de sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e rouquidão.

Combate a prisão de ventre

É rico em fibras e, por isso, combate a prisão de ventre, ou seja, a constipação. Portanto, além de fortalecer a imunidade e garantir uma pele de aparência jovial, favorece o bom funcionamento intestinal. É também por isso que ele pode facilitar o emagrecimento, pois além de melhor regular o apetite, combate a sensação de inchaço.

 

Todos os Benefícios para sua Saúde

As folhas do murici podem ser utilizadas na medicina caseira, no combate à tosse e bronquite e como laxante natural.

A casca da árvore serve como antitérmico (para cessar a febre).

Informação Nutricional do Murici – Quantidade por ( 100 g) grama.

Calorias 73

Gorduras Totais 1,2 g

Sódio 3 mg

Potássio 244 mg

Carboidratos 17 g

Fibra Alimentar 8 g

Açúcar 8 g

Proteínas 0,7 g

Vitamina A 74 IU

Vitamina C 92,5 mg

Cálcio 46 mg

Ferro 0,4 mg

Vitamina B6 0 mg

Magnésio 20 mg

 

Benefícios do murici para a saúde:

  • Vasos Sanguíneos: O murici contribui para o bom funcionamento de nossos vasos sanguíneos, protegendo nosso corpo de doenças como arteriosclerose, colesterol alto e problemas cardíacos.
  • Humor: A vitamina C, que faz parte da composição nutricional do murici, colabora para a produção da norepinefrina, melhorando o nosso humor e ajudando o bom funcionamento de nosso cérebro.
  • Cura resfriado: O murici contem vitamina C, que ajuda a fortalecer a imunidade de nosso organismo, curando resfriado e seus sintomas: inflamação, corrimento nasal e dores.
  • Preveni o câncer: A vitamina C, presente no Murici, como já dito, por sua ação antioxidante, contribui para diminuir a probabilidade do surgimento do câncer.
  • Combate Diabetes: As fibras que fazem parte da constituição nutricional do murici, melhoram a digestão de carboidratos, fazendo com que a absorção da glicose ocorra, de forma mais gradual pelo sangue, reduzindo, assim, os picos de insulina.
  • Evita a Anemia: O ferro contido no murici contribui para reposição desse mineral em nosso organismo, e para a formação de novos glóbulos vermelhos, impedindo o surgimento da anemia.
  • Auxilia no Emagrecimento: O murici além da vitamina C, possui vitaminas do complexo B e K, dessa forma, melhora o nosso metabolismo e ajuda na boa absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, por isso, essa fruta é uma ótima pedida para dieta de emagrecimento.
  • Saúde da pele e cabelo: A antocianina e polifenóis são dois antioxidantes que fazem parte dos nutrientes do murici e combatem os radicais livres e protegem a pele e o cabelo dos efeitos do envelhecimento, auxiliando na renovação celular de ambos.
  • Fortalecimento dos ossos: O fósforo, um mineral encontrado no murici, contribui para a saúde dos nossos ossos e dentes.
  • Combate o mau colesterol: As fibras contidas no murici impedem a absorção do mau colesterol (LDL) pelo nosso organismo.
  • Poder Antioxidante: A ação antioxidante do murici protege nosso corpo dos radicais livres prevenindo, por exemplo, o envelhecimento precoce.

Uma fruta do cerrado

O murici do cerrado:

O segundo maior bioma brasileiro é o cerrado e, infelizmente, está ameaçado pela ação da agroindústria de soja e gado. O cerrado tem uma rica e diversificada fauna e flora. Encontramos no cerrado 227 diferentes frutos comestíveis, entre os quais, o murici.

No cerrado, o muricizeiro se desenvolve no solo mais seco e clima mais quente, nem por isso, seus frutos deixam de serem macios e úmidos. Os frutos do cerrado são necessários, não só para consumo humano, mas também, como alimento para os animais da região, sendo importante para a preservação da vida deste bioma.

Tomar consciência da preservação de toda essa vida é uma atitude socioambiental, verdadeiramente sustentável e de respeito aos seres e à Natureza

Como consumir o murici

  • Ressecado (murici-passa)
  • Doces
  • Geleieas e compotas
  • Licores e sucos
  • Sorvete e picolés
 

Giovanna Giacomini
@gio.nutri