Estamos em casa, sem poder sair, na famosa quarentena contra o terrível Corona vírus, mas e agora?
Precisamos trabalhar home office, lavar, passar, limpar e o terror de muita gente COZINHAR, para a família toda, todos os dias!

Sei bem como se sentem, aqui não está diferente, filho, namorado e enteados todos sobre o mesmo teto. Pensando nas dificuldades destes dias resolvi fazer matérias semanais de como surpreender na cozinha sem trabalho e em apenas 30 minutos. Você pode até cozinhar com o seu marido, filhos e agregados, basta tomar coragem e deixar o delivery de lado.

Como primeira matéria vou falar sobre o PICADINHO ORIENTAL COM COUVE FLOR. Pelo nome parece até difícil, mas é super versátil. Uma vez que você aprende a fórmula, pode variar com o que tiver à mão. É elegante o suficiente para receber amigos em casa e é tão prática que vai muito bem no dia a dia.
Vamos lá então:

INGREDIENTES:
2 bifes de contrafilé (cerca de 300 g)
½ couve-flor
1 cenoura
1 cebola
¾ de xícara (chá) de ervilha congelada
2 dentes de alho
½ colher (sopa) de gengibre ralado
1 xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de óleo
½ colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)
cebolinha fatiada a gosto (para servir)
MODO DE PREPARO:
Corte os bifes em tiras finas, de 1 cm e transfira para uma tigela, descarte os pedaços maiores de gordura. Não volte a carne para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar a panela na hora de cozinhar.
Descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios; lave bem sob água corrente e reserve num escorredor. Descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento; fatie as metades, na diagonal, em meias-luas finas de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos médios. Descasque e corte o alho em fatias finas.
Leve ao fogo médio uma frigideira grande para aquecer. Enquanto isso, tigela, coloque a água, o shoyu e o vinagre de arroz. Junte o amido de milho e mexa bem com uma colher para dissolver.
Assim que a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e junte as tirinhas de carne. Deixe dourar por cerca de 2 minutos (só mexa quando a carne descolar da panela.
Transfira a carne para uma tigela e regue com o restante do óleo. Acrescente a couve-flor e a cenoura e refogue por 6 minutos até começar a dourar. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos.
Acrescente o alho, o gengibre e misture bem para perfumar. Volte a carne para a panela, misture a ervilha e deixe cozinhar por apenas 2 minutos para descongelar. Regue com a mistura de shoyu e amido, mexa por cerca de 2 minutos até formar um molho mais espesso e brilhante.
Desligue o fogo e, por último misture o óleo de gergelim torrado. Salpique com cebolinha fatiada e gergelim. Sirva com arroz.
Viram como é simples?
Toda semana vou ensinar um prato fácil para você surpreender na cozinha.
Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo