Estamos em casa, sem poder sair, na famosa quarentena contra o terrível Corona vírus, mas e agora?

Precisamos trabalhar home office, lavar, passar, limpar e o terror de muita gente COZINHAR, para a família toda, todos os dias!

 

Sei bem como se sentem, aqui não está diferente, filho, namorado e enteados todos sobre o mesmo teto. Pensando nas dificuldades destes dias resolvi fazer matérias semanais de como surpreender na cozinha sem trabalho e em apenas 30 minutos. Você pode até cozinhar com o seu marido, filhos e agregados, basta tomar coragem e deixar o delivery de lado.

 

Como primeira matéria vou falar sobre o PICADINHO ORIENTAL COM COUVE FLOR. Pelo nome parece até difícil, mas é super versátil. Uma vez que você aprende a fórmula, pode variar com o que tiver à mão. É elegante o suficiente para receber amigos em casa e é tão prática que vai muito bem no dia a dia.

Vamos lá então:

 

INGREDIENTES:

2 bifes de contrafilé (cerca de 300 g)

½ couve-flor

1 cenoura

1 cebola

¾ de xícara (chá) de ervilha congelada

2 dentes de alho

½ colher (sopa) de gengibre ralado

1 xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de shoyu (molho de soja)

2 colheres (sopa) de vinagre de arroz

2 colheres (sopa) de amido de milho

2 colheres (sopa) de óleo

½ colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)

cebolinha fatiada a gosto (para servir)

MODO DE PREPARO:

Corte os bifes em tiras finas, de 1 cm e transfira para uma tigela, descarte os pedaços maiores de gordura. Não volte a carne para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar a panela na hora de cozinhar.

Descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios; lave bem sob água corrente e reserve num escorredor. Descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento; fatie as metades, na diagonal, em meias-luas finas de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos médios. Descasque e corte o alho em fatias finas.

Leve ao fogo médio uma frigideira grande para aquecer. Enquanto isso, tigela, coloque a água, o shoyu e o vinagre de arroz. Junte o amido de milho e mexa bem com uma colher para dissolver.

Assim que a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e junte as tirinhas de carne. Deixe dourar por cerca de 2 minutos (só mexa quando a carne descolar da panela.

Transfira a carne para uma tigela e regue com o restante do óleo. Acrescente a couve-flor e a cenoura e refogue por 6 minutos até começar a dourar. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos.

Acrescente o alho, o gengibre e misture bem para perfumar. Volte a carne para a panela, misture a ervilha e deixe cozinhar por apenas 2 minutos para descongelar. Regue com a mistura de shoyu e amido, mexa por cerca de 2 minutos até formar um molho mais espesso e brilhante.

Desligue o fogo e, por último misture o óleo de gergelim torrado. Salpique com cebolinha fatiada e gergelim. Sirva com arroz.

Viram como é simples?

Toda semana vou ensinar um prato fácil para você surpreender na cozinha.

Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo