O OMELETE CLÁSSICO FRANCÊS PERFEITO

O OMELETE CLÁSSICO FRANCÊS PERFEITO

O omelete francês parece fácil de fazer, mas pode ser muito difícil.

Uma receita de apenas três ingredientes, que tem o ovo como a grande estrela. Mas quem já tentou fazer o omelete francês em casa (e não é aquele omelete chapado que se encontra por aí) sabe que fazer um perfeito é uma arte. Atingir a textura cremosa por dentro e lisinha por fora, sem queimadinhos como manda a tradição, é um grande desafio. Mas é possível, basta praticar.

Um dos segredos para atingir a perfeição é ter o ovo e a panela certos, o resto é treino! Preferencialmente o ovo deve ser de galinha caipira e, de preferência, fresco, não esse de supermercado que é meio aguado. 

Já a frigideira deve ser totalmente antiaderente. É impossível fazer um omelete perfeito em uma panela em que o ovo gruda no fundo. Não adianta nem tentar.

Quer tentar em casa? Vou ensinar os truques e a receita para vocês.

INGREDIENTES

  • 3 ovos
  • Cebolete (ou cebolinha) Picada a gosto
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • Leite 

Quebre os ovos em uma tigela, adicione o leite e o sal e mexa, com um garfo, para homogenizar a mistura. nunca se deve utilizar fouet, já que ele quebra as estruturas dos ovos. Um simples garfo é suficiente A intenção não é agregar ar, apenas misturar bem todos os ingredientes. Pre-aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo. Adicione a manteiga, um fio de azeite, aguarde derreter um pouco, mexendo para não queimar.  Despeje a mistura na frigideira.

Agora vem o pulo do gato: com o garfo, misture a omelete com uma mão enquanto a outra gira a frigideira no sentido contrário.

Quando o omelete começar a cozinhar e formar uma película, incline a frigideira e, com o garfo, solte e empurre levemente a borda superior, juntando a omelete na borda da frigideira.

Dê batidas com a mão fechada no cabo da frigideira, para a omelete se soltar.
Desligue o fogo, coloque um prato sobre a frigideira e vire-a de cabeça para baixo.
Coloque um pano de prato limpo por cima do prato e aperte-o levemente ao redor da omelete para dar o formato arredondado.

Para deixá-la brilhosa, passe uma fatia fina de manteiga por cima da omelete

Chef e amante do mundo