Não tem como ter uma ceia de natal sem sobras certo? Por mais que tenha o almoço do dia seguinte é bem provável que ainda vai ter aquele peru e tender na geladeira. Mas com um pouco de criatividade dá para transformar essas sobras em muitas coisas deliciosas.

Então vou ensinar algumas receitas para vocês aproveitarem as sobras desse Natal.

 

TENDER:

Arroz cremoso de tender

 

Ingredientes:

6 xícaras de chá de arroz branco cozido soltinho

1 unidade de cebola picada

3 xícaras de chá de tender cortado em cubinhos

2 xícaras de creme de leite integral

2 xícaras de queijo parmesão ralado

Azeite

Ervas frescas

Sal

Pimenta

MODO DE PREPARO:

Refogue a cebola e acrescente o tender. Refogue bem e adicione o arroz em fogo baixo mexa cuidadosamente. Ajuste o tempero com sal, pimenta e ervas e acrescente o creme de leite, continue mexendo e adicione uma xícara de queijo ralado, mexa um pouco mais, coloque em um refratário de vidro e salpique o restante do queijo por cima. Leve ao forno rapidamente para derreter o queijo. Sirva com uma saladinha de sua preferência.

 
 
 

PERU:

Empadão de Peru

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Peru Assado (desfiado)

1 Tomate (s/ sementes)

½ xícara (chá) de Pimentão picado

5 colheres (sopa) de Requeijão

½ xícara (chá) de Alho Poró

2 colheres (sopa) de Molho de Tomate

1 Gema

2 xícaras e ½ (chá) de Farinha de Trigo

100g de Manteiga

4 colheres (sopa) de Água

Salsinha e cebolinha (a gosto)

MODO DE PREPARO:

Comece pelo recheio, em uma panela adicione 1 colher (sopa) de Azeite, o alho poró, tomate picado (s/ sementes), pimentão picado e refogue bem até ficar molinho. Junte o peru assado desfiado, molho de tomate, corrija a pimenta do reino, sal e adicione o requeijão cremoso, finalize com Salsinha e Cebolinha e deixe esfriar. Em uma tigela adicione a manteiga gelada em cubinhos, farinha de trigo, gema e um pouco de sal, misture com os as pontas dos dedos até que fique parecendo queijo ralado. Junte a água aos poucos (bem ao poucos mesmo), e vai misturando a massa com as mãos até que a massa fique unida formando uma grande bola de massa. Deixe descansar na geladeira enrolada em plástico filme por 20 minutos. Abra a massa bem fininha e acomode em uma forma de 20cm, aperte bem para que fique bem compactada, faça furinhos com um garfo no fundo da massa e adicione o recheio (já frio), abra o restante da massa e cubra o recheio, aperte bem as laterais, retire o excesso de massa. Pincele uma gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar.

 

ARROZ:

 

Panqueca com massa de arroz

 

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz cozido (use sobras)

2 xícaras (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 ovo

2 colheres (sopa) de parmesão ralado

Sal à gosto (cuidado pois o arroz já possui sal)

Presunto e muçarela

Frango com requeijão

Carne moída

Palmito

Ricota com brócolis

Molho de tomate

Parmesão ralado à gosto

MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador ou no mixer. Certifique-se de bater bem para os grãos de arroz ficarem bem quebradinhos. Em fogo médio, aqueça uma frigideira antiaderente e não se esqueça de untar a frigideira entre cada panqueca que fritar. Coloque uma concha cheia de massa e espalhe por toda a frigideira afim de que se forme uma camada homogênea.

Essa massa é muito mais delicada que a comum, pois o arroz não possui glúten, que é o que dá elasticidade à massa. Por isso, muita delicadeza ao manusear essa massa na hora de virá-la. Com uma espátula, vá soltando o fundo devagar e só depois vire a massa para dourar o outro lado. Enrole todas e pré-aqueça o forno. Disponha suas panquecas em um refratário, espalhe o molho por cima e salpique parmesão ralado. Leve ao forno até dar uma leve gratinada e para o queijo derreter. Sirva em seguida!

 

Vanessa Ierizzo
Chef e amante do mundo

Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *