Bonjour!

O meu texto dessa semana será sobre o Corona Vírus, mas não como se proteger ou evitar a propagação, mas como se ocupar durante o confinamento, quando você já terminou o seu trabalho.

Aqui na França estamos confinados em casa por no mínimo 15 dias. Podemos sair somente com um atestado em mãos sob algumas circunstâncias pré determinadas pelo governo.

E o que devemos fazer em casa quando já terminamos o nosso trabalho e estamos com saúde?

Cursos on-line são uma boa pedida, se exercitar também, cozinhar aquela receita que há tempos você separou e nunca fez e à noite para relaxar é sempre bom por a leitura em dia ou assistir filmes sobre a França e a Borgonha. Não devemos deixar de sonhar com as viagens, somente adiar os planos.

Vou dar algumas recomendações de livros e filmes que estão disponíveis via Kindle, no Netflix, na Apple tv, na Amazon e no Now. E se vocês tiverem alguma recomendação legal para mim, escrevam nos comentários.

Livros para os amantes de gastronomia:

 
 

Viagem Gastronômica à França – Grand Clément, Odile e Bitelman, Paulo Farkas. Editora Alaúde.

No livro eles fazem uma breve resumo da história da gastronomia francesa de maneira leve e interessante. E depois cobrem os pratos típicos das principais regiões francesas. Uma delícia! Detalhe, os autores são professor e aluno. O Paulo Farkas é dono de uma cervejaria em São Paulo e do Le Jazz e ele escreveu esse livro em parceria com a sua professora de francês quando ele morou na França durante um ano. Inspirador! Quem sabe não sai um livro Vem Pra Borgonha por aí?

Livros para os amantes dos vinhos:

 

A História do Romanée-Conti – E A Trama Para Destruir O Melhor Vinho Do Mundo – Potter, Maximillian. Editora Zahar.

No livro o autor conta brevemente a história da vinícola e do vinho mais famoso do mundo e como em 2010 ocorreu um crime para destruir a sua parcela de vinhas. Super interessante e atual. Papo para você puxar com os borgonheses quando estiver por aqui.

Filmes:

 
 

Paris Pode Esperar – mostra uma viagem de carro do sul da França até Paris, com muita comida local e vinhos! E eles passam pela Borgonha ! Mas não se enganem pelo tipo falastrão do Francês do filme. Ele mostra bem um tipo de homem Francês aproveitador, cheio de lábia e que não tem compromisso com nada. Mulheres, não se deixe

 
 

Julia & Julie – um filme que dá fome em 100% das pessoas que assistem. Conta a história da primeira pessoa que traduziu as clássicas receitas francesas no pós segunda guerra mundial e como isso mudou a vida de uma jovem americana anos depois. Há muita, mas muita comida. Filme para família.

 
 

Le Petit Nicolas – uma deliciosa comédia baseada nos famosos quadrinhos de mesmo nome. Um imaginário infantil de um grupo de amigos de 7, 8 anos numa França pós guerra, a França maravilhosa que temos na cabeça. Ótimo para assistir com as crianças ou entre adultos.

 

Os Intocáveis – filme mais visto na França. Uma comédia dramática fenomenal, uma história de uma amizade em uma situação nada normal onde duas vidas são mudadas. Filme para acima de 12 anos.

 
 

Que Mal Eu Fiz A Deus – comédia sobre o racismo do francês. Um casal francês católico, tradicional e racista entra em colapso quando 3 das suas 4 filhas decidem se casar com estrangeiros ou com homens de religiões diferentes : um negro, um chinês e um mulçumano. A esperança dos pais cai sobre a última filha. Um comédia super agradável que relata um problema sério do cotidiano francês, o racismo. Filme para acima de 12 anos.

Bom, espero ter passado boas opções de entretenimento para vocês sobre a França e a Borgonha.

Fiquem em casa, evitem contato social e escrevam nos comentários o que vocês acharam dos livros e filmes. E caso tenham algum para me recomendar, é só me mandarem.

Eu sou a Juliana Lins Cruz, moro na Borgonha que é a região que produz os melhores vinhos tintos e vinhos brancos do mundo. Sou dona da empresa e da marca Vem Pra Borgonha, acompanho e promovo experiências eno-gastronômicas para brasileiros e americanos.

 

E não esqueça, Vem Pra Borgonha!

Juliana.

www.vempraborgonha.com.br

Instagram @vempraborgonha

#trendy #borgonha #vinho #vinhos #cheers #sante #frança #tintos #vinhobranco #carmerene #carbenet