O que os cheiros do nosso corpo podem indicar sobre a nossa saúde?

O odor pode transparecer um desequilíbrio em alguma região ou orgão do corpo. O odor ruim na grande maioria das vezes pode estar associado a infeçção. Falando especificamente da área ginecológica, temos duas áreas a serem abordadas, a bexiga e a vagina.

Todos os cheiros/odores das partes do corpo são ruins ou tem alguns cheirosos? Se sim, por que?

Os cheiros dos corpos são característicos! Por exemplo a mulher tem um odor específico na vagina devido a sua flora bacteriana natural. A urina tem o seu odor único em decorrência da presença da úreia. No entanto, esses odores que não são necessariamente desagradáveis, mas sim específicos, podem se tornar ruins e muito diferente do habitual.

De forma geral, o fato de os odores serem ruins são normais ou podem sinalizar alguma doença ou problema de saúde? O que fazer?

Os odores ruins podem sim sinalizar alguma doença. No caso da vagina, quando temos um cheiro forte de peixe pobre, estamos diante de uma infecção por gardnerella vaginalis, também conhecida como vaginose bacteriana. Além disso uma infecção sexualmente transmissível chamada tricomonas também se manifesta com um odor bem ruim vaginal. No caso de infecção urinária, o odor é bem acentuado (podre) e sua coloração se torna turva também. E um cheiro adocicado da urina talvez seja sinal de diabetes.

Se a pessoa for diabética, o cheiro da urina de cetose pode também predizer uma descompensação deste diabetes. Caso o odor lembre algo mofado, pode ser indício de doença no fígado.

Como é o odor característico da urina? É um cheiro forte, fraco? O cheiro da urina difere em crianças, homens e mulheres ou é tudo o mesmo cheiro?

A urina tem o seu cheiro caractéristico de úreia e em geral é um cheiro fraco. Quando a urina está concentrada, isto é, pouco diluída, esse cheiro se acentua e aí recomenda se tomar mais água para reverter isso. O odor diferente da urina, como amônia, pode demonstrar por exemplo um quadro de infecção urinária, ou um odor adocicado pode ser açucar na urina nos diabéticos. O cheiro caracteristico da urina é semelhante entre homens, mulheres e crianças.

Em quais situações o xixi fica com cheiro de amônia, é sinal de alguma doença ou infecção? Se sim, quais? Quais outros sintomas estão associados a esse cheiro? O que fazer, beber mais água resolve?

O cheiro de amônia pode significar desidratação e neste caso a urina também apresentará uma coloração amarela bem escura. Para resolver isto a pessoa tem que beber mais água, no geral de 2 a 2,5 l de água por dia.

Se a urina já está bem diluída e ainda cheira mal, devemos pensar na presença de bactérias que metabolizam a ureia em amônia, substância que apresenta odor ainda mais forte que a própria ureia. Portanto a urina com cheiro de amônia pode significar um quadro de infecção bacteriana e em geral outros sintomas estão associados a isso, como urina turva ou vermelha, ardor para urinar e vontade de urinar toda hora e com dificuldade.

Por que é importante ir ao médico se houver alteração do cheiro do xixi?

Por que podemos estar diante de um quadro de infecção urinária, quando esse odor se torna podre, e se faz necessário o tratamento com antibióticos para eliminar as bactérias. Podemos estar com um problema de fígado, caso a urina tiver um odor de mofado ou ainda com um quadro de diabetes se a urina tiver cheiro adocicado.

Como é o odor característico da vagina, é um cheiro de peixe? Mesmo a higienizando a vagina com frequência, o odor permanece? Se sim, por que?

A vagina tem um odor característico suave produzido pela flora bacteriana habitual e secreção fisiológica resultante da renovação celular e que pode modificar ao longo do ciclo pela variação hormonal. No entanto se a vagina tiver odor de peixe podre estamos diante de um quadro de vaginose bacteriana causado dela Gardnerella Vaginalis. Esse cheiro de peixe podre vem acompanhado de corrimento amarelado ou acizentado e a mulher ainda pode sentir ardor ao urinar e intensificação do cheiro após o sexo. Mesmo higienizando a vagina com frequência, o odor permanece pois temos que eliminar o causador que é a Gardnerella. Utilizamos creme vaginais ou medicamentos orais com antibiótico para o seu tratamento.

Fazer sexo e a menstruação alteram o odor da vagina? Como fica esse cheiro e por que podem ocorrer essas alterações no cheiro?

Tanto a relação sexual quanto a menstruação podem promover um odor vaginal muito ruim, tipo peixe podre em decorrencia da Gardnerella. O esperma e a menstruação costumam alterar a flora normal da vagina, pois modificam o pH ácido vaginal. Esse desequilíbrio causa a proliferação de bactérias anaeróbias e, em especial, a gardnerella.

Em quais casos o mau cheiro da vagina pode indicar alguma infecção ou doença? Se sim, quais e por que? Quando é indicado procurar um ginecologista?

Toda vez que a mulher perceber um odor diferente do habitual e com secreção vaginal acentuada procurar o ginecologista, pois você pode estar diante de uma infecção ou desequilíbrio de flora vaginal.

Odor de peixe podre com secreção amarela ou acizentada e podendo ter ardor para urinar = vaginose bacteriana = procurar um ginecologista

Odor ruim com secreção amarelada esverdeada bolhosa = tricomonas = procurar um ginecologista

Dra Rita Dardes

Professora Adjunta do Departamento de Ginecologia da Unifesp/Escola Paulista de Medicina

FONTE: Rita Dardes, docente de ginecologia da Unifesp

Dra. Rita Dardes
@ritadardes