O que são probióticos?

O que são probióticos?

Os probióticos são micro-organismos vivos que agem no corpo facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, podendo ajudar a fortalecer a imunidade e deixá-lo menos suscetível a doenças.

A atuação dos probióticos consiste em promover um aumento das bactérias “do bem” no intestino e, ao mesmo tempo, impedir o crescimento daquelas “do mal”, que podem provocar doenças.

Toda essa “batalha” ocorre na chamada microbiota (ou flora) intestinal – um conjunto enorme de bactérias (100 trilhões!) que habitam o nosso aparelho digestivo e constituem um ecossistema complexo. Os probióticos ajudam essa população bacteriana a viver em harmonia – favorecendo o bom funcionamento do metabolismo e auxiliando o sistema imunológico do corpo.

Além de contribuir para que o sistema digestivo não seja colonizado por agentes que causam doenças, os probióticos colaboram para o desenvolvimento das defesas do organismo e ajudam na absorção de nutrientes bem importantes para a saúde.

Afinal, o que é uma microbiota saudável e qual sua importância?

Cada um de nós tem uma microbiota diferente que evolui durante a vida, podendo ser influenciada por diversos fatores, relacionados principalmente ao estilo de vida de cada um. Medicamentos, estresse e alimentação inadequada são exemplos de fatores que podem perturbar o equilíbrio de nossa microbiota.

Essa microbiota saudável, composta principalmente por bactérias do bem, protegem contra agentes que causam doenças e ajudam na digestão e absorção dos alimentos.
Por isso, consumir diariamente probióticos pode ajudar a manter uma microbiota saudável. #Ficaadica!

Benefícios para todas as idades

Estudos mostram que os probióticos podem auxiliar no aumento da imunidade. Uma pesquisa publicada no periódico Immunity explicou que os probióticos colaboram com as células que revestem o interior do intestino e com as células do sistema imunológico para melhorar a resposta à infecção.

E as melhorias não são restritas a apenas uma faixa etária. Indivíduos de todas as idades podem se beneficiar com o consumo regular de probióticos.

Nas crianças, por exemplo, o consumo de probióticos é importante porque a microbiota ainda está em formação. Os probióticos ajudam a deixar os pequenos menos vulneráveis a desequilíbrios e à ação de microrganismos que provocam doenças. Para os adultos, os probióticos podem ser usados diariamente para auxiliar a saúde digestiva e, por consequência, obter os benefícios associados a isso.

Por fim, idosos também se favorecem do consumo dos probióticos, pois possuem o sistema gastrointestinal mais sensível e o aporte das “bactérias do bem” pode trazer mais qualidade de vida.

Alimentos Probioticos !!!!!!

  1. Iogurte: No iogurte o açúcar é transformado em ácido láctico através da fermentação bacteriana. Seu consumo é muito recomendado devido às propriedades nutricionais que possui e aos fermentos lácteos presentes na composição.
  2. Leite Fermentado: Alimento obtido através da fermentação láctea por fermentos próprios. Na sua produção, ocorre uma diminuição do pH do leite. É considerado um alimento funcional e contém probióticos em quantidade considerável.
  3. Queijo: Alimento feito a partir da coagulação do leite através de culturas bacterianas que transformam os açúcares do leite em ácido láctico, assim como ocorre no iogurte. Além de ser rico em probióticos, o queijo é um bom complemento alimentar, rico em proteína, cálcio e fósforo.
  4. Coalhada: Coalhada ou leite coalhado é a parte sólida, resultante da coagulação do leite. Contribui para o equilíbrio da flora intestinal promovendo a sua regularidade. É muito rica em probióticos.
  5. Chucrute: O chucrute é uma conserva de repolho fermentado. Além de ser fonte de vitamina C também tem grande quantidade de probióticos. A receita mais tradicional de preparação é a que utiliza apenas repolho, água e sal.

  1. Missô: Missô é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação do arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô. Devido ao processo de fermentação também é rico em probióticos.
  2. Molho shoyu: O molho shoyu é fabricado a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados por microrganismos. Pode ser utilizado para temperar saladas e na preparação de alguns pratos.
  3. Kefir: Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefiré fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras o que garante um alimento rico em probióticos.
  4. Cápsulas Probióticas: Hoje estão disponíveis no mercado uma série de complexos ricos em bactérias probióticas. São indicados para quem tem dificuldades em inserir na alimentação os alimentos lácteos. Um ponto positivo é que as cápsulas não precisam de refrigeração. O consumo deve ser feito sob orientação médica.

  1. Probióticos solúveis: Assim como as cápsulas, os probióticos solúveis também têm se tornado populares. O preparo se dá como os sucos instantâneos, basta misturar o conteúdo do sachê em 200ml de água. Prometem suprir a necessidade diária de probióticos do organismo.

Além dos alimentos citados acima, atualmente existem estudos recentes que associam o consumo de maionese, carnes, patês, extratos de sementes vegetais e peixe ao aumento de probióticos no organismo.

FOTO: THINKSTOCK

 Os probióticos são usados na prevenção e tratamento de doenças. Vários estudos relatam os benefícios atribuídos aos probióticos na preservação da integridade intestinal e atenuação dos efeitos de doenças intestinais, como diarreia e doença intestinal inflamatória.

Há ainda evidências de que os probióticos estimulem a resposta imunológica, na modulação de reações alérgicas, na melhoria da saúde urogenital de mulheres e nos níveis sanguíneos de lipídeos”, acrescenta.

 

A síntese de vitaminas do complexo B, absorção de cálcio, como imunomoduladores, a inibição da carcinogênese (tumores), a redução das concentrações de colesterol, e aumento da tolerância e digestibilidade da lactose também são alguns benefícios citados pela nutricionista Flavia.

Apesar dos muitos benefícios para a manutenção da saúde, o consumo de probióticos deve estar associado a hábitos de vida saudáveis. Converse com seu nutricionista ou médico antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação. Siga uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos regularmente.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas e psicólogos.

 

 

Giovanna Giacomini
@gio.nutri