Quando você pensa em café, qual é o primeiro café que possivelmente vem à sua mente? Acredito que para a maioria , definitivamente é Starbucks!

Mesmo quem nunca visitou a cafeteria já ouviu seu nome ou é capaz de reconhecer a sua marca. Isso não é uma surpresa: a Starbucks representa hoje a cafeteria mais famosa do mundo todo. O potencial da marca é tão grande que especialistas acreditam que ela é capaz de chegar ao nível Coca-Cola de reconhecimento.

Tudo começou em 1971.

Na época, a Starbucks não passava de um pequeno espaço no histórico mercado público Pike Place, em Seattle, Estados Unidos. Foi fundada por dois professores, Zev Siegel e Jerry Baldwin, e pelo escritor Gordon Bowker, unidos pela paixão por cafés. Comercializavam cafés de alta qualidade torrados na hora, importados do mundo todo. 

O nome da empresa foi inspirado pelo personagem Starbuck, primeiro-imediato do capitão Ahab em Moby Dick, clássico da literatura estadunidense. A marca, que representa uma sereia com duas caldas, foi inspirada em ilustrações nórdicas do ser místico. 

Tanto o nome quando a ideia evocada pela sereia foram bem escolhidos.– a cafeteria não apenas evocava a ideia romântica das navegações e a tradição do comércio marítimo de cafés; com seus cafés exóticos de países de todo o mundo, a Starbucks oferecia à população de Seattle novas, inesperadas e impressionantes aventuras.


A expansão da marca foi rápida e, em 1994, já haviam 425 lojas Starbucks abertas. Nesse período várias atitudes foram tomadas: a empresa estabeleceu um sistema de venda de produtos por catálogo; abriu uma loja licenciada no Aeroporto de Seattle, aumentando sua visibilidade; lançou ações na Bolsa de Valores Nasdaq, iniciou uma parceria proveitosa com a rede de livrarias Barnes & Nobles, instalando pequenas cafeterias dentro das lojas; e, não menos importante, inaugurando sua primeira loja com sistema drive-thru!

Toda a história da Starbucks mostra como o amor a uma ideia e a vontade de prosperar rende frutos; e, nesse caso, rende também cerca de 30.000 lojas pelo mundo afora!

No Brasil temos a primeira loja inaugurada em 2006 e tem hoje muito mais de 100 lojas espalhadas pelo país.

A cadeia de café dos EUA conquistou os corações dos amantes do café em todo o mundo e dos Emirados Árabes Unidos também . Embora existam muitos locais em Dubai onde você pode ver a sereia de cauda dupla verde, a unidade de Al Seef conquistou muita gente.

Este lendário Al Seef Starbucks, inaugurado na primavera de 2020, está localizado na parte mais antiga de Dubai e tem uma peculiaridade, este de Al Seef é literalmente a combinação de um antigo café local, como se encontrava há 50 anos, e o novo trazido pelas restaurações internas. Al Seef é um bairro histórico de Dubai reformado como área gastronômica e comercial e o prédio que abriga o Starbucks Al Seef, que data do início do século passado, é de uma beleza retrô de tirar o fôlego. Ao entrar você dá um salto no passado a partir de um curto-circuito cerebral e é impossível resistir à tentação de tirar muitas fotos.

Ele pode não ser o mais suntuoso mas para mim ele é um dos mais lindos porque preservou as características do bairro tradicional  respeitando a arquitetura, a fachada e a história do lugar e tem uma vista de tirar o fôlego.

A parte interna é bem similar a tantas outras unidades da rede e serve basicamente o mesmo tipo de alimentos.

O exterior que é diferenciado.

 

 

Fontes:

www.curlytales.com

www.blog.ucoffee.com.br

www.marieclaire.com