O que é óleo de prímula?
A Prímula é uma planta originária da América do Norte, também conhecida como “evening primrose”, pois suas folhas se abrem ao entardecer. O óleo de prímula é retirado das sementes desta planta e seu uso apesar de ainda não ter sido comprovado cientificamente, tem mostrado efeitos positivos principalmente para mulheres durante o período pré-menstrual, amenizando os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e também atenuando a sintomatologia causada pela menopausa.
O óleo de prímula é retirado das sementes desta planta e seu uso apesar de ainda não ter sido comprovado cientificamente.
Como o óleo de prímula funciona:
Rico em ácidos graxos essenciais, o óleo de prímula é fonte de um tipo de ômega-6, o ácido graxo gama-linoleico (GLA) que não é produzido pelo organismo.
Durante o período menstrual, o corpo produz uma serie de prostaglandinas que são substâncias inflamatórias, e o GLA contido no óleo de prímula interfere nessa produção, minimizando alguns sintomas, tais como:
cólicas
sensibilidade mamaria
cólon irritável
compulsão por carboidratos
inflamação associada a endometriose.
Já durante a menopausa, o óleo de prímula promove maior sensação de bem-estar e minimiza os afrontamentos ou fogachos (sensação repentina de calor), típicos deste período.
Como tomar óleo de prímula?
Na maioria das vezes ele é encontrado em forma de cápsulas e a dose recomendada é de 500 a 1000mg, porém, pode variar de acordo com cada quadro.
É fundamental que antes de começar a tomar esse suplemento alimentar natural, um médico ou nutricionista seja consultado, para adequar a dose realmente indicada para cada tipo de pessoa e de acordo com suas necessidades, assim como definir estratégias para que a ingestão de ômega-6 e ômega-3 estejam em equilíbrio.
O óleo de prímula é contraindicado durante a gestação e para pessoas que apresente distúrbios hemorrágicos, epilepsia e esquizofrenia.
Benefícios do óleo de prímula
Além de atuar na modulação dos hormônios femininos, o óleo de prímula ainda promove outros benefícios:
Auxilia no tratamento de distúrbios da pele como acne, eczema, dermatite e psoríase
Contribui para redução da dor e inflamação nos casos de artrite e artrite reumatoide
Colabora para o fortalecimento do sistema imunológico
Auxilia no controle dos níveis de colesterol
Pode ter efeito positivo em crianças hiperativas
Melhora o fluxo sanguíneo e reduz a resposta a hormônios envolvidos no aumento da pressão arterial.
Gio Nutri