No dia que o primeiro europeu colocou uma pitada de açúcar na boca, o mundo começou a girar mais rápido.


A data exata desse acontecimento, não foi registrada pela historia, mas deu-se em algum momento a Idade Media. De lá pra cá, na vertigem da descoberta do açúcar, a civilização ocidental, passou a mudar num ritmo intenso, tanto no aspecto econômico, ambiental, politico, cultural e de hábitos de vida.


Em media, cada 13 anos a pessoa consome 1 tonelada de açúcar, então aos 40 anos a pessoa já fez passar pelo seu organismo algo como 3 toneladas de açúcar.


O brasileiro consome cerca de 200 gramas por dia, o que equivale a 6 quilos por mês ou 72 quilos por ano. O açúcar pode ser devastador para sua saúde, se consumido em excesso.


Trata-se de um carboidrato de elevado poder calórico, e de liberação de glicose no sangue.

Ele e vazio de nutrientes, rico em aditivos e resíduos de um processo químico. O açúcar branco e o resultado de um processamento químico, que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos desconhecidos em sua maioria, aditivos e conservantes, que pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos a saúde.


Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc, resta apenas o carboidrato pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um produto químico e não um alimento.


O açúcar em suas varias formas e o grande promotor da obesidade, seus níveis altos no sangue podem ser relacionados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco ao derrame cerebral e a diabetes.


A ingestão de açúcar em excesso diminui o colesterol bom (HDL), e aumenta a pressão arterial causando varias outras doenças cardiovasculares. Esse efeito se da devido o aumento do peso corporal e da gordura que e uma das causas de doenças cardiovasculares.


Ele aumenta a pressão sanguínea (arterial) e eleva a inflamação sistêmica podendo comprometer todo o aparelho circulatório.


Existem suspeitas cientificas de que o açúcar pode ate ser uma das causas de alguns tipos de câncer. Na lista encontra-se o câncer de pâncreas, o mesmo que matou o ator Patrick Swayze aos 57 anos de idade.


Não se trata só do açúcar de mesa que utilizamos para adoçar suco ou café, mas também do açúcar encontrado nos doces e sobremesas. Fique de olho nos rótulos porque existem vários alimentos que podem parecer que não tem açúcar na sua composição mas tem, como por exemplo, caldo de carne, ketchup, granola, hambúrguer, refrigerante.


Num estudo realizado em Harvard, onde os pesquisadores acompanharam 89.000 mil mulheres e 50.000 mil homens, descobriu-se que o refrigerante pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em mulheres e câncer de intestino grosso em homens.


Na realidade quando ingerimos açúcar, estamos dando uma injeção de glicose na veia ou seja, superabundância de energia química concentrada.


E justamente ai que reside o problema, açúcar refinado e sempre excesso de energia acima das necessidades reais. Uma vez ingerida para onde vai;

  • deposito de gordura corporal nas vísceras e órgãos
  • maior demanda metabólica (estresse metabólico) para contornar as desarmonias energéticas ingeridas
  • envelhecimento precoce, pois a célula só usa o que necessita, todo o resto passa a ser um estorvo metabólico
  • estimulo excessivo do pâncreas
  • depressão do sistema imunológico, incluindo doenças repentinas
  • desmineralização do organismo, problemas de anemia, ossos e dentes
  • problemas digestivos

 

Resumindo, açúcar faz muito mal para nossa saúde. O açúcar e a obesidade que dele advém, são um problema em todo o planeta, inclusive no Brasil.

Então, fique de olho nos rótulos, para não ingerir açúcar de forma oculta, procure substituir o açúcar branco e refinado por mascavo ou demerara que são mais saudáveis. E se eu puder te dar um conselho, elimine o refrigerante da sua vida, pois ele e considerado uma das formas mais prejudiciais de ingestão de calorias de açúcar.


Eu mesma já eliminei há muitos anos e não sinto a menor falta. Tudo e habito, mas você precisa começar, precisa ter atitude e dar o pontapé inicial.


Cuide do seu corpo porque ele é seu templo sagrado e você vivera nele por toda a sua vida.

Beijos Andrea Martes