Hoje em dia muito se fala em longevidade, todos querem viver mais e com mais saúde. Existe uma busca frenética por fórmulas mágicas que possam trazer de maneira instantânea esse resultado.

Na realidade, o que existe são cuidados diários que podemos e devemos ter ao longo da nossa vida, que irão trazer os benefícios e as condições para se alcançar uma vida mais longeva e com muito mais qualidade ou seja com saúde.

Acredito que muitas delas você já sabe e até já pratica. Vou elencar uma a uma, lembrando que todas são igualmente importantes independente da ordem que serão mencionadas.

  • Alimentação. Somos o que comemos. A boca e um bilhete que será lido por nossas células. Tudo aquilo que for colocado para dentro, terá uma resposta. Posso apostar que você escolhe a gasolina que vai no seu carro. Então escolha também tudo aquilo que for por para dentro do seu corpo.
  • Exercícios físicos. Somos feitos para se mexer, todos os dias, ainda que pouco porem sempre, de forma constante. Nosso corpo e uma maquina perfeita, mas ele necessita de estímulos, energia, movimento. A atividade física nos mantem longe de vários tipos de doenças, depressão, trazendo disposição, energia, bom humor, vitalidade, etc.
  • Bom sono. Durante o sono temos a liberação e reposição de vários tipos de hormônios. Por isso e tão importante ter um período mínimo de 7 a 8 horas de sono todos os dias. O universo orgânico e diferente de dia e a noite, assim como suas funções também. Durante o sono o corpo limpa todo o organismo, retirando todo o lixo que existe no corpo, mas para isso e preciso que seja um sono reparador ou seja de qualidade para que o organismo consiga cumprir todas as funções necessárias.
  • Vitaminas e minerais. Todas as reações orgânicas precisam de vitaminas. Com o passar dos anos vamos perdendo muitas coisas e deixando de produzir outras. Sem as vitaminas necessárias, nosso corpo enfrenta uma serie de problemas que vão desde alteração de pele, até problemas neurológicos. As vitaminas são substâncias orgânicas indispensáveis para o corpo humano. Elas auxiliam no metabolismo celular ao favorecerem reações químicas que permitam a absorção de nutrientes.
  • Equilíbrio hormonal. Não dá para ter saúde física e mental sem isso. Homens e mulheres tem os mesmos hormônios, o que muda são as quantidades. Os hormônios controlam os processos físicos e psicológicos em diferentes fases da nossa vida, e tem funções importantes no nosso metabolismo, crescimento, disposição, fertilidade, desejo sexual, bem estar, enfim, auxiliam o bom funcionamento de todo o corpo.
  • Equilíbrio da flora bacteriana. A microbiota que vive no seu intestino, tem uma importância enorme. Voce sabia que a serotonina que e um neurotransmissor do bem estar, 95% da serotonina e produzida no intestino. Por essas e outras razoes que o intestino e considerado nosso segundo cérebro. Mas fique atento porque praticamente tudo destrói a flora bacteriana, por isso temos que repor a flora sempre. Alimentos probioticos como kefir, kombucha, iogurte natural, contem bactérias boas e ajudam nessa reposição.
  • Equilíbrio de mente e corpo. Foi realizado um estudo no Japão, por ser o lugar de maior concentração de longevos no mundo. Nesse estudo, observaram duas coisas

– alimentação mediterrânea, com muito ômega 3, peixes, legumes.

– todos eles tem seu IKIGAI que significa a razão pela qual você acorda, o que te move. Esta provado cientificamente que como você lida com a vida, interfere no tamanho dos seus telomeros que são os marcadores do nosso envelhecimento.

Então eu te perguto, qual o seu IKIGAI? O que te motiva a acordar todos os dias? qual seu proposito? Se você ainda não tem essa resposta, comece a se perguntar e não pare até encontrar.

Precisa de um estimulo para vida saudável, te convido para vir comigo nessa grande aventura, me siga no instagram @andreapmartes
Beijos no coração